Evo Morales diz que Obama quer assassinar presidente da Síria 

O presidente da Bolívia, Evo Morales, acusou nesta quinta-feira (5) os EUA de pretender assassinar o presidente sírio, Bashar al-Assad, e de provocar um genocídio neste país árabe.

O mandatário fez estas acusações em referência à resolução aprovada na quarta-feira pelo Comitê de Relações Exteriores do Senado dos Estados Unidos, que autoriza o governo do presidente Barack Obama a lançar um ataque armado contra a Síria. 

"Penso que é uma aprovação não para fazer respeitar a soberania nem a dignidade da Síria, para violar os Direitos Humanos, é uma resolução (…) para o genocídio, para assassinar o presidente da Síria e seu povo”, afirmou Morales em uma coletiva de imprensa em Roma, capital da Itália.

Morales questionou a decisão de Obama e pede que "honre” o título que ostenta de Prêmio Nobel da Paz.

Segundo Morales, "o verdadeiro interesse" que os EUA "escondem" em sua intenção de atacar a Síria é "apropriar-se do petróleo" e ter o controle geopolítico da região do Oriente Médio.

Os EUA, para aplicar seus objetivos, utilizam argumentos como a existência de armas de destruição em massa, sublinhou Morales, para logo apontar o Iraque como um exemplo disso. "Na atualidade, os EUA falam de armas químicas na Síria".

Hispan TV