Festival de Cinema de Brasília só com filmes daqui

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado Wasny de Roure, anunciou quais são os filmes que participarão da Mostra Brasília, uma das atrações da programação da 46ª Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

De um total de 69 inscritos, foram selecionadas 22 produções. Há documentários (três longas e cinco curtas), ficções (um longa e nove curtas) e filmes de animação (quatro curtas). Os títulos serão exibidas de 19 a 23 de setembro, no Cine Brasília, a partir das 14h30.

Seleção

Os filmes foram selecionados por uma comissão formada pela diretora e roteirista Adriana Vasconcelos; o crítico cinematográfico Ciro Marcondes; a antropóloga e documentarista Debora Diniz; o músico e mestre em trilha sonora Eugênio Matos; e o cineasta e animador Ítalo Cajueiro. Os longas concorrerão a uma premiação total no valor de R$ 200 mil.

Os vencedores serão escolhidos por júri popular (os votos serão anotados em cédulas entregues na entrada das sessões) e por um júri oficial, composto por Angélica Madeira, professora da Universidade de Brasília; Lis Kogan, fundadora do Cachaça Cinema Clube; e pelo ator Murilo Grossi.

Minutagem

Entre os títulos selecionados está De Bom Tamanho, curta-metragem de Alex Vidigal (que também dirigiu o premiado O Filho do Vizinho). “O filme é sobre dois matadores de aluguel que discutem mais que um serviço”, comenta o cineasta.

O diretor opinou sobre a seleção da Mostra Brasília deste ano: “Mesmo com o aumento da minutagem, de certa forma fiquei achando poucos filmes”.

“Fiquei feliz duplamente porque o filme que sou produtor executivo também entrou na Mostra Brasilia”, revela Vidigal sobre Palhaços Tristes, dirigido por Rafael Lobo.

Filmes selecionados

Longa-metragem

Cidadão Brazza, de Péterson Paim

Plano B, de Getsemane Silva

T-Bone Açougue Cultural, de Alisson Machado

Uma Dose Violenta de Qualquer Coisa, de Gustavo Galvão

Curta-metragem

A Roza, de Marieta Cazarré e Juliano Cazarré

Abaité, de Plínio Quartim

Babilônia Norte, de Renan Montenegro

Ballet, de Octávio Mendes e Eduardo Gomes

De Bom Tamanho, de Alex Vidigal

Desdobráveis, de Marcelo Díaz

Entre Atos da Fé, de Adelson Barreto

Fragmentos, de Antonio Balbino

inESPAÇO, de Flora Egécia

Infrator, de Gustavo Serrate e Rodrigo Huagha

Mina da Liberdade, de Chico Furtado

O Balãozinho Azul, de Fáuston da Silva

O Logro, de Ig Uractan

Palhaços Tristes, de Rafael Lobo

Pedras da Vila Paranoá, de Tiago Machado Carneiro

Projeta V.I.D.A, de Gustavo Rodrigues

Requília, de Renata Diniz

Suassuna: A Peleja do Sonho com a Injustiça, de Filipe Gontijo e O Silva