Sectec inicia entrega de celulares para deficientes auditivos

Smartphone facilitará comunicação entre ouvintes e surdos. Software para celular desenvolvido por uma empresa pernambucana, com apoio financeiro do governo do Estado e da Softex, fará tradução simultânea de texto para voz e vice-versa. Nesse primeiro momento serão distribuídos 621 aparelhos para pessoas com deficiência selecionadas em edital que vão colaborar no aperfeiçoamento do software.

foto:Evane Manço / Sectec

Secretário executivo de Ciência e Tecnologia, José Bertotti.

A distância que separa surdos de ouvintes está cada vez menor. Um Projeto piloto, batizado de Nambiquara “Audição digital”, permitirá a comunicação de surdos-mudos com ouvintes por meio de aparelhos celulares. A solução foi viabilizada graças a um convênio assinado entre o Governo do Estado (R$ 320 mil), por meio da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sectec), e a Softex Recife (R$ 213 mil).

Na ultima sexta-feira (06/09), o programa entrou em uma nova fase no desenvolvimento desse aplicativo de celular, com o início da distribuição de 42, de um total de 621, aparelhos de telefonia móvel para pessoas com deficiência auditiva. Os telefones foram comprados pela SECTEC, no final de 2012, com recursos de Emenda Parlamentar do Ex-dep. Luciano Siqueira, agora Vice-Prefeito do Recife.

Desenvolvido por uma empresa pernambucana associada à Softex Recife, o “Nambiquara” consiste em um conjunto de aplicativos integrados que traduzem a voz do ouvinte em texto escrito para o surdo, e converte em voz sintetizada para o ouvinte a mensagem de texto que o surdo escreve. Para que o processo de comunicação ocorra, basta que o ouvinte utilize qualquer tipo de aparelho celular, e o surdo-mudo tenha em mãos um celular do tipo smartphone, conectado à solução. Os surdos selecionados vão, nos próximos 18 meses, ajudar no desenvolvimento e finalização do software, tornando-o viável comercialmente e acessível a todos os deficientes auditivos.

Para o secretário executivo de Ciência e Tecnologia, José Bertotti, o importante a ser destacado nesse projeto é desenvolvimento de tecnologias para a inclusão de pessoas com deficiência, agregando mais qualidade de vida para essas pessoas. “Ao final de 18 meses essas 621 pessoas voluntárias vão ter colaborado para finalização desse aplicativo que vai beneficiar outros usuários”, explicou.

O Nambiquara “Audição Digital” contempla não apenas a cessão de aparelhos para os 621 beneficiados, mas também a cessão de uso do software e acesso aos servidores a qualquer deficiente que já disponha de aparelho compatível (sistema operacional Android 2.2, ou superior) e que queira contribuir com essa etapa de desenvolvimento do sistema. O sistema comporta até 3 mil usuários simultâneos.

Como Funciona o Audição Digital?

Segundo o gestor de inovação da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (Sectec), Alexandre Stamford, o Software está em etapa de pesquisa e desenvolvimento, daí a necessidade de selecionar voluntários para aprimorar o sistema. “Os deficientes auditivos já utilizam o sistema de mensagens e chats dos celulares para se comunicarem, mas estamos trabalhando para desenvolver um sistema que permita maior autonomia dos surdos”, explicou.

O sistema funciona com decodificação de mensagens de texto em mensagens de voz e vice-versa. Ao ligar para uma pizzaria, por exemplo, a ligação será encaminhada para um servidor, onde está rodando o software. É esse programa que vai ‘interpretar’ cada palavra da mensagem e substituí-la por arquivos de voz do seu banco de dados e enviar essa mensagem de voz para o atendimento da pizzaria. Da mesma maneira o atendente da pizzaria poderá responder a ligação e o software vai fazer o caminho inverso, ‘interpretando’ as palavras do atendente e codificando-as em mensagem de texto.

Fonte: SECTEC