Sem categoria

Roony Algodoal: O Partido e as redes sociais

Em junho de 2013 o Brasil foi sacudido de Norte a Sul por varias manifestações, milhares de trabalhadores, donas de casas e muitos jovens saíram às ruas com varias bandeiras de luta, todas visando melhorar as condições de vida do povo brasileiro e democratizar mais a sua participação no atendimento as suas condições básicas de vida
Por Roony Algodoal*

Com um grande diferencial, toda essa mobilização foi feita por um novo instrumento de mobilização e comunicação, as redes sociais da internet, usando de mecanismos menos tradicionais de mídia e aparecendo de forma mais clara, conceituou-se um novo canal de informação e novos sujeitos de mobilização, a margem do processo ficaram os partidos políticos e os sindicatos que tradicionalmente faziam essa tarefa organizacional.

Percebemos desde então que a velha mídia tradicional já não seria mais a única forma de mobilização e informação para as diversas camadas sociais, partindo assim de uma nova premissa de que temos que nos aperfeiçoar no aspecto da comunicação e a importância dessas redes na propagação de nossas idéias e atividades, que visem o fortalecimento dos ideários socialistas e o fortalecimento cada vez mais forte de um canal de comunicação ágil e eficiente entre o partido/militância/sociedade, principalmente no momento político atual em que nosso partido propõe ao Brasil um novo projeto nacional de desenvolvimento (NPND).

Na guerra virtual e tecnológica jogar um papel político e ideológico é imperativo para a conquista de espaço nesse novo nixo que é a internet, hoje com um click de um mouse acessamos e repassamos a milhares de internautas as informações e esclarecimentos que em outrora passávamos horas ou dias para se fazer, hoje penso que temos um novo desafio partidário. Como podemos atualizar e aprimorar os diversos canais partidários para acompanharmos tal evolução? Como o partido se posta hoje diante das redes sociais? Como podemos dissimular tal política por essas redes?

Trazer essa nova leva de atores sociais (internautas) e esse novo canal de comunicação (internet) para nosso projeto de construção político e partidário talvez seja nosso grande desafio. É imperativo trazer essa discussão como pauta do dia e aprimorar nossa intervenção no cotidiano da sociedade!

*Roony Algodoal é membro da Comissão Estadual do PCdoB Belém-PA.