Artistas e personalidades recitam o último discurso de Allende

O último discurso do ex-presidente chileno Salvador Allende, pronunciado antes de morrer durante o golpe militar que o derrubou há 40 anos, será repetidos nas vozes de artistas e personalidades internacionais, como o cantor Gilberto Gil e a artista plástica japonesa Yoko Ono.

O projeto chamado 'Salvador Allende: vozes a 40 anos', pretende fazer com que as personalidades participantes retomem o discurso que o ex-mandatário chileno (1990-1973) emitiu pela extinta rádio Magallanes no momento em que se desenhava o golpe militar liderado por Augusto Pinochet no dia 11 de setembro de 1973.

"Viva o Chile, viva o povo, vivam os trabalhadores", disse o famoso cantor cubano Pablo Milanés, repetindo o final da proclamação de Allende, no trailer do projeto que é promovido na página www.allendevoces.org.

"Foi maravilhoso ver a paixão das pessoas que solidariamente apoiaram esta iniciativa de diversas partes do mundo, pessoas com uma trajetória em direitos humanos, que são inspiradores e que mantêm vivas as palavras de Allende", disse Marcia Tambutti, neta de Salvador Allende, umas das gestoras do projeto e representante da fundação que leva o nome do ex-presidente.

Além de Gil e Ono, concordaram em oferecer suas vozes o ator mexicano Gael García Bernal, o cubano Pablo Milanés, o filósofo americano Noam Chomsky, o juiz espanhol Baltasar Garzón e Estela de Carlotto, porta-voz da ONG argentina Avós da Praça de Maio. O discurso com as vozes será lançado em outubro como um aplicativo para Ipad.

A história oficial conta que Allende se suicidou com um tiro na cabeça, com um fuzil que havia recebido de presente de Fidel Castro.

Vozes de solidariedade

A Fundação convidou pessoas que com seu trabalho diário contribui para um mundo mais unido. Pessoas que solidariamente concordaram em fazer parte desta iniciativa são:

Noam Chomsky

Baltasar Garzón

Yoko Ono

Pablo Milanes

Gael García Bernal

Estela de Carlotto (Avós da Plaza de Mayo)

Gilberto Gil

Barbara Figueroa

Giorgio Jackson

Viviana Diaz.

Para a Organização Allendevoces, a ideia é que, se os músicos pronunciados, atores, filósofos, ativistas sociais, representantes da luta pelos direitos humanos, identidade e memória, mulheres, homens, jovens e velhos, pessoas que inspiram outras. Assim, o discurso com diversos segmentos poderá dispertar maior interesse.

Da redação,
Com informações do Correio Braziliense