Bancários da Bahia votam pela greve nacional a partir do dia 19  

A Bahia confirma participação na greve nacional dos bancários. A categoria votou pela paralisação das atividades por tempo indeterminado, a partir da próxima quinta-feira (19/09). A decisão foi tomada em assembleia, na noite da última quinta-feira (12), no Ginásio de Esporte do Sindicato dos Bancários, Ladeira dos Aflitos, em Salvador.

Durante toda discussão, os trabalhadores demonstraram a vontade de lutar por melhores condições de trabalho e valorização. Enquanto a categoria quer 11,93% de reajuste salarial, a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) oferece apenas 6,1%. Um insulto, sobretudo, por se tratar do setor mais lucrativo da economia. “Não vamos aceitar a proposta. Temos de lutar pelos nossos direitos e estamos preparados para a greve”, afirma o presidente do Sindicato da Bahia, Euclides Fagundes.

Para o presidente da Federação da Bahia e Sergipe (FEEB), Emanoel Souza, é preciso aproveitar o momento para discutir com a sociedade a situação nos bancos. A categoria também acredita que somente a greve é capaz de sensibilizar os patrões.

“Os banqueiros tiveram tempo suficiente para fazer uma proposta decente. A paralisação é o último instrumento para negociar com os patrões”, diz um bancário do Banco do Brasil. Na quarta-feira (18/09), às 19, no Ginásio de Esporte, os trabalhadores voltam a se reunir em assembleia para organizar o movimento.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações do Sindicato dos Bancários