Banda cubana exporta a campanha pelos cinco antiterroristas

A banda cubana Buena Fe começou um tour por vários estados da Venezuela com um concerto especial na praça José Martí de Caracas, pela liberdade dos cinco antiterroristas cubanos, presos há 15 anos em cárceres dos Estados Unidos. "Sentimos que somos partícipes desta campanha pela libertação dos Cinco", afirmou em declarações à Prensa Latina Joel Martínez, fundador, junto ao vocalista Israel Rojas, do que no começo foi uma dupla de trovadores.

5 cubanos

Antes de subir ao palco, o músico agradeceu esta nova oportunidade de ampliar seus horizontes e se mostrou entusiasmado frente à perspectiva de se apresentar em diferentes partes da Venezuela, onde Buena Fe tem o maior número de fãs fora de Cuba.

Por sua vez, Rojas disse à imprensa que a arte é uma linguagem capaz de chegar a qualquer coração e agregou que "se a mensagem é positiva, tem mais ferramentas de locomoção".

Leia também:
Jornada internacional clama pela liberdade dos Heróis de Cuba
Ato em SP exige libertação e homenageia os 5 Heróis de Cuba

Essa é a razão de sua contribuição à campanha pela libertação dos lutadores cubanos, uma causa que, em sua opinião, diz respeito a todos "os cubanos contemporâneos e comprometidos com a verdade…".

Antonio Guerrero, Fernando González, Gerardo Hernández, Ramón Labañino e René González, foram detidos, julgados e condenados a penas graves (incluindo prisão perpétua) por suas atividades de vigilância a grupos extremistas anticubanos que operam na Flórida. Até a data, só René González saiu da prisão.

Em outubro de 2011, o lutador cubano passou a regime de liberdade supervisionada até que uma juíza modificou essa condição e permitiu que permanecesse em Cuba (onde se encontra desde 22 de abril desse ano) em troca de renunciar à sua cidadania estadunidense.

Nossa arte só põe um grão de areia a mais na busca de que Cuba seja muitas vezes um país melhor, sustentou Rojas.

Opinou que às vezes, após tanto tempo de Revolução, o compromisso é considerado como de prache, mas o difícil é demonstrá-lo; e isso – apontou – é o que Os Cinco têm feito.

Eles dizem à nova geração que ainda existem pessoas capazes de dar sua vida, com prazer, em função do melhor para os demais, afirmou Rojas, quem além disso agradeceu o povo venezuelano pelo apoio à causa de seus compatriotas.

Fonte: Prensa Latina