Recepção alegre marca chegada de cubanos no PI 

Aos gritos de "Cubano amigo, o Piauí está contigo!", os médicos foram recebidos com muita festa em Teresina.  

Recepção aos médicos cubanos no Piauí - Recepção aos Médicos
Desde o começo, o "Mais Médicos", programa do governo federal que visa levar saúde para as localidades mais carentes de médicos no Brasil, vem causando polêmica em meio à críticas conservadoras, classistas e mercantilistas.

Chegaram ao Piauí neste sábado, cumprindo a primeira etapa do programa, 16 médicos cubanos e 1 brasileiro formado no exterior e ao contrário de Fortaleza, em Teresina não houve manifestações contrárias à chegada dos profissionais mas sim uma recepção calorosa que foi marcada com faixas, cartazes, bandeiras e palavras de ordem em apoio aos médicos.

Os médicos iniciarão seus trabalhos na próxima semana em 9 cidades do Piauí. Perguntada sobre o programa "Mais Médicos", Zaymara Lopez, médica cubana que vai para a cidade de São Miguel do Tapuio à 227 km de Teresina, responde: "Nós viemos para, trabalhar, trabalhar e trabalhar!"

Diferente do que muita gente pensa, os médicos estrangeiros irão atuar apenas nas unidades básicas de saúde, eles não irão trabalhar em casos onde é preciso ser realizados procedimentos anestésicos.

Para Tatiane Seixas, militante do PCdoB, a vinda dos médicos representa a realização de um importante passo para a garantia de um direito básico constituinte, o direito à saúde!

Natural de Fronteiras no Piauí à 400 km de Teresina, o médico brasileiro formado na Espanha, Miguel Dionísio da Silva declarou que, "é um prazer muito grande e uma emoção voltar à terrinha", na solenidade realizada na APPM para a recepção dos médicos.

Para Raíza Lima, militante da União da Juventude Socialista, a saúde tem que estar em primeiro lugar, o programa "Mais Médicos" priorizou os médicos brasileiros e as vagas não foram preenchidas, e agora vieram os cubanos com sua solidariedade ajudar os povos mais carentes do Brasil!

A verdade é que o "Mais Médicos" está sendo aceito pela maioria esmagadora da população brasileira e está fazendo até os mais críticos ao programa a darem passos atrás. O "Mais Médicos" veio com muita força e atenderá a população que mais necessita, pautado na medicina preventiva.