Angola celebra Dia do Herói Nacional em homenagem a Neto

Angola comemora nesta terça-feira (17) o Dia do Fundador da Nação Angolana e Dia do Herói Nacional em homenagem a Agostinho Neto, que com sua luta tornou possível a independência deste país africano no dia 11 de novembro de 1975.

Uma nota do Comitê Político do Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA) destaca que essa organização e todo o povo relembrem Neto, primeiro presidente de Angola, como patriota convencido e político de grande dimensão.

Também qualifica o revolucionário, que nasceu em 17 de setembro de 1922, como o maior poeta da angolanidade e estadista perspicaz e genial que soube interpretar fielmente as aspirações legítimas do povo angolano.

Reitera, além disso, a firme disposição do MPLA de continuar fiel aos ideais de independência, paz e democracia e conclama seus militantes, simpatizantes, amigos e todo o povo a participar com entusiasmo das atividades comemorativas.

Durante o dia de homenagem a Neto, cooperantes cubanos prestaram serviço médico gratuito a moradores no Centro Cultural Agostinho Neto, no Catete, província de Bengo, destacou, por sua vez, o representante da Corporação Antex Ángel Contreras Miranda.

Nessa instituição, também foram mostrados os avanços da cooperação cubana em Angola, com presença da entidade cubana Labiofam, que com suas produções contribui para salvar vidas humanas em Angola ao evitar a proliferação de doenças.

Fonte: Prensa Latina