Angola enfatiza objetivos de desenvolvimento na Assembleia Geral

O embaixador da Angola nas Nações Unidas, Ismael Martins, afirmou que o seu país está mais próximo de cumprir com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), de acordo com meios de comunicação de Luanda, capital angolana, em notícias desta quinta-feira (19).

Embaixador da Angola na ONU - RNA

Martins deu declarações à imprensa para afirmar que as metas (centradas na erradicação da miséria e na promoção do desenvolvimento equitativo e sustentável) são alcançáveis no território africano, em setores como educação, agricultura, abastecimento de água potável e infraestruturas.

O diplomata lembrou que Angola foi palco de um intenso conflito armado, mas é um dos países que, na última década, cumpriu com boa parte dos oito objetivos propostos no seio da Organização das Nações Unidas. Além disso, Martins disse que Angola pode fazer muito mais no âmbito da educação.

Leia também:
Assembleia Geral da ONU inaugura 68ª sessão nesta terça
Desenvolvimento e cooperação sul-sul são debatidos no Panamá
Mali e Angola tentam fortalecer cooperação mútua

“Só com uma população educada e instruída a nação africana pode avançar mais na produção de bens e serviços”, disse o angolano, que também enfatizou as grandes perspectivas do país quanto ao desenvolvimento da produção de energia elétrica e da agricultura.

Martins considerou, por outro lado, que uma das questões mais preocupantes para o seu país, no âmbito internacional, é a defesa da paz e da segurança no continente africano.

O diplomata apontou que Angola trabalha de forma ativa na solução de conflitos nessa região, com destaque para a crise político-militar na região dos Grandes Lagos, que inclui a República Democrática do Congo.

As declarações do embaixador aconteceram nos dias de inauguração da 68ª sessão da Assembleia das Nações Unidas, que inclui temas como o desarmamento nuclear, desenvolvimento e cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, resumidos na meta de erradicação da miséria até 2015.

Com informações da Prensa Latina,
Da redação do Vermelho