Países do Caribe se unem para discutir reparação da escravidão

Os países da Comunidade do Caribe (Caricom) celebraram, nesta segunda-feira (16), a primeira Conferência de Reparação Regional, para debater como pedir as devidas compensações das potências coloniais europeias pelos séculos de escravidão que sofreu a população africana trazida à região.  

Segundo a agência EFE, a abertura do encontro em Kingstown, capital de São Vicente e Granadinas, contou com uma apresentação musical do compositor jamaicano Bunny Wailer – um dos fundadores do grupo de reggae The Wailers –, que também discursou sobre o tráfico de escravos africanos.

O primeiro ministro de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, disse que é preciso alcançar um consenso e romper barreiras entre todos, o que incluiria os países europeus responsáveis pelo tráfico e pela opressão que sofreram os povos nativos do Caribe.

Assim, a ideia dos países membros da Caricom é fazer alianças com povos da Europa, América Latina, África e Ásia, já que este assunto é uma questão global. Também anseiam levar a discussão para a Assembleia Geral das Nações Unidas.

A Caricom é integrada por Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Dominica, Granada, Guiana, Haiti, Jamaica, Montserrat, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Suriname e Trinidad e Tobago.

Da redação do Vermelho,
Com informações do diário cubano Granma