Lula Morais exalta decisão do governo de cancelar viagem aos EUA

Durante o segundo expediente da sessão plenária desta quarta-feira (18/09), o deputado estadual Lula Morais (PCdoB) enalteceu o posicionamento do governo brasileiro de cancelar a viagem da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos, programada para o dia 23 de outubro, tendo em vista as suspeitas de espionagem envolvendo o governo norte-americano. “Quero enaltecer o nosso governo, a presidente Dilma, pois foi uma atitude de autonomia e de fortalecimento da soberania nacional”, disse.

O parlamentar contestou os argumentos do governo norte-americano de que a invasão da privacidade de lideranças, inclusive de conversas da própria Dilma, além de dados da Petrobras, tinha o objetivo de combater o terrorismo. “Nós perguntamos qual a atitude brasileira em que fomos colocados como uma nação estimuladora de terrorismo? O que a Petrobras tem na sua atividade que venha a ter uma atitude beligerante? Nada disso”, refutou, afirmando que a pretensão do governo americano era “tirar proveito (de informações privilegiadas) em detrimento dos interesses dos outros países”.

Ele afirmou que enquanto os Estados Unidos “não apresentarem uma justificativa plausível para o ato criminoso que realizou não poderemos realizar (a visita) de forma tranquila”. O deputado disse que em sua participação na Assembleia Geral da União da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no próximo dia 21, quando fará a abertura, a presidenta Dilma deverá abordar temas relacionados à espionagem, controle e “proteção do nosso sistema”.

O parlamentar lembrou que o presidente Barack Obama agiu de forma semelhante ao governo brasileiro, quando suspendeu recentemente visita de Estado à Rússia “por se sentir incomodado naquele momento com problemas surgidos na relação internacional”.

Fonte: Agência de Notícias da AL