Solicitação de auxílio-desemprego aumenta nos Estados Unidos

Mais estadunidenses solicitaram subsídio por desemprego na última semana, num contexto marcado pela instabilidade nos números do setor no país, segundo afirmou nesta quinta-feira (19)o Departamento de Trabalho.

Os pedidos iniciais de benefícios por desemprego aumentaram 15 mil, atingindo 309 mil.

Especialistas disseram que a informação está confusa desde que uma atualização nos sistemas operacionais do governo da Califórnia e de Nevada gerou um atraso no processamento de novas solicitações, há duas semanas.

Segundo analistas do Departamento de Trabalho, ambos os estados ainda trabalham nos pedidos acumulados, o que poderia se estender por mais uma ou duas semanas.

Uma recente pesquisa governamental mostrou que a taxa de desemprego nos EUA caiu em agosto, atingindo o menor nível em quatro anos e meio, pois as pessoas deixaram de procurar emprego.

O indicador diminuiu para 7,3%, a menor taxa desde dezembro de 2008.

Alguns analistas opinaram que o problema básico quanto a essas cifras arraiga na desconfiança das pessoas já que muitas abandonaram a busca por trabalho.

Tal situação é especialmente preocupante em um país onde a despesa dos consumidores representa 70% do Produto Interno Bruto.

Fonte: Prensa Latina