Reconhecimento: Educadores recebem Medalha Paulo Freire

A Câmara Municipal de Fortaleza agraciou na noite da última quinta-feira (19) quatro educadores com a Medalha Paulo Freire, comenda máxima da educação no município. Ana Iório, Helena Serra Azul, Edgar Linhares e Sérgio Bezerra receberam a homenagem do presidente da Comissão de Educação, vereador Evaldo Lima; do vice-presidente, Paulo Diógenes; dos vereadores Guilherme Sampaio e A Onde É?, integrantes da comissão, e do vereador José do Carmo, que presidiu a sessão solene.

Um público de mais de 100 pessoas prestigiou o evento, além do Coordenador de Políticas Públicas para Juventude, Élcio Batista; o Deputado Federal Chico Lopes; a estudante Germana Amaral, representando a União Nacional dos Estudantes e o estudante Edvard Neto, representando a União Brasileira dos Estudantes.

"Tivemos quatro grandes nomes da educação homenageados nesta noite. Essa medalha é parte do reconhecimento da cidade de Fortaleza a quatro profissionais que muito lutaram e contribuíram para a educação pública", avalia o vereador do PCdoB, Evaldo Lima.

Sobre os homenageados

Ana Maria Iório Dias: Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Psicologia, pela UFC (1981); Mestrado e Doutorado (1990 e 1998, respectivamente) em Educação, também pela UFC; Pós-doutorado (2009) em Educação, na UnB. É, atualmente, Professora Associada IV da UFC. Foi conselheira do Conselho Estadual de Educação do Ceará, na Câmara de Educação Básica, da qual foi presidenta de setembro de 2009 a junho de 2010. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo; Formação Docente; Ensino e Aprendizagem; Oralidade, Leitura e Escrita.

Helena Serra Azul Monteiro: É medica com pós-doutorado na Universidade de Kentucky (EUA), Professora Associada IV e pesquisadora da UFC. Participa do Comitê Gestor do Instituto de Bio-Medicina do Semi-Árido Brasileiro aprovado pelo CNPq. Foi presidenta da ADUFC, tem vasta contribuição para o ensino de Medicina, liderando laboratórios de pesquisa e como membro da Sociedade Brasileira de Toxinologia (participou da diretoria 2004-2006) e da International Society Toxinology (IST). Viúva do Chico Passeata foi presa política, torturada durante a Ditadura, tendo ativa história de lutas políticas. Participa do Comitê Gestor do Instituto de Bio-Medicina do Semi-Árido Brasileiro aprovado pelo CNPq.

Sérgio Bezerra e Silva Neto: Formado em Geografia pela UFC, em julho de 1981, e com cursos de Especialização em Análise Ambiental Urbana (UECE – 1995), Especialização em Gestão Pública (UECE-1998), Especialização em Formação do Gestor Escolar (FA7-2005). Foi eleito pela comunidade escolar para o cargo de Diretor Escolar da Escola de 1º Grau Félix de Azevedo nos anos de 1995, 1999 e 2005. Em 2008, seu último ano como Diretor Escolar, a Escola Félix de Azevedo ficou entre as dez melhores escolas públicas do Estado do Ceará na avaliação do ENEM. Sérgio é um nome muito representativo também do movimento sindical, sendo um dos quadros históricos da APEOC, onde atua desde 1984, em defesa da valorização dos profissionais da educação.

Edgar Linhares: Foi professor dos cursos de Letras e Psicologia da UFC, Diretor do Instituto Viana (São Paulo), assessor da Secretaria Geral do MEC (1979-1983), professor adjunto de Métodos e Técnicas em Educação da UECE. É presidente do Conselho de Educação do Ceará, presidente da Câmara de Educação Infantil de Ensino Fundamental. Sempre buscou orientar estudos e ações dentro das escolas para o desenvolvimento dos estudantes como pessoas, trabalhando o ensino comprometido com a dignidade humana. Também se destaca pela luta para o fortalecimento da comunidade escolar, direcionado pela percepção da vida a serviço do próximo, com isenção de exploração desse próximo.

Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)