PCdoB: Ato político marca início da 16ª Conferência de Fortaleza

Representantes de partidos políticos, parlamentares, lideranças de movimentos sociais, sindicalistas e amigos juntaram-se aos delegados e participaram da abertura da 16ª Conferência Municipal do PCdoB de Fortaleza. O encontro aconteceu na manhã deste sábado (21) e teve como marca o ato político contra a intervenção militar na Síria e de repúdio à espionagem dos Estados Unidos no Brasil. A conferência prossegue até domingo (22), quando será eleita a nova direção municipal do PCdoB em Fortaleza.

Luis Carlos Paes, presidente do PCdoB/Fortaleza, saudou os delegados e amigos que participam da Conferência Municipal destacando os temas centrais da tese proposta pela Direção Nacional do Partido que irá nortear os debates durante o encontro: os 10 anos dos governos progressistas liderados por Lula e Dilma; a atualização da perspectiva para o Brasil; balanço da crise estrutural e sistêmica do capitalismo do mundo em transição e ainda a nova luta pelo Socialismo.

O dirigente comunista ressaltou a importância do engajamento de todos na luta contra o imperialismo norte americano. “Repudiamos veementemente a intervenção armada na Síria e a espionagem americana nos assuntos internos do país. Estamos solidários a presidenta Dilma que, em defesa da soberania, cancelou a viagem que faria em Outubro aos Estados Unidos, em função de o governo americano ainda não ter dado justificativas convincentes nem se desculpado pelo feito”, ratificou Paes.

Representando a Direção Nacional do PCdoB, Ricardo Alemão Abreu, destacou a importância da construção do 13º Congresso do PCdoB, desde as bases, com a participação de toda a militância. “Os comunistas realizam debates brilhantes, contribuem com emendas e enriquecem o documento proposto pelo Comitê Central”, enfatizou.

Dentro das teses propostas para o debate, o secretário de Relações Internacionais do PCdoB falou sobre a crise do capitalismo e o enfraquecimento da política imperialista norte americana, que busca manter o poder a custa de conflitos e guerras. “Diante deste cenário, surge a reação de forças progressistas na América Latina, iniciada com a eleição de Hugo Chaves na Venezuela, aliados ao Brasil, que dá uma nova cara à geopolítica mundial. Fazemos parte, como protagonistas, de um continente integrado”, destacou.

Sobre a espionagem americana, Alemão alertou sobre o lado não democrático da internet. “Alguns países, dentre eles os Estados Unidos, têm acesso a todas as informações compartilhadas na internet. Vivemos uma era onde estamos vigiados por um sistema antidemocrático, num dilema de fascismo contemporâneo. Algum país tinha que reagir a isso e o Brasil lidera esta demanda. Dilma irá recorrer à ONU e propor mecanismos internacionais de regulação”, ressaltou. O comunista elogiou também a atitude corajosa da presidenta ao adiar a ida aos Estados Unidos. “Foi uma atitude que rendeu repercussão internacional”, defendeu.

Karlo Kardoso, presidente municipal do PSB, prestigiou o encontro e saudou os militantes comunistas. “O PCdoB é um partido irmão. Juntos, nossos partidos demonstram vontade e compreensão de que é preciso avançar nas mudanças, tanto em âmbito municipal, quanto estadual e federal”, ressaltou. Ele destacou ainda a crise do capitalismo e o novo cenário geopolítico que se estabelece depois dela. “A crise está concentrada no eixo Europa-Estados Unidos. Diante disso, a América Latina ensaia seus primeiros passos no rumo de uma nova visão socialista”, enfatizou. O dirigente do PSB também reforçou o repúdio às investidas contra a Síria e também contra a espionagem americana no Brasil. “É preciso garantir a soberania dos povos”, defendeu.

O vereador Márcio Cruz (PR), também prestigiou a abertura da Conferência e colocou o mandato a disposição. O parlamentar, que também é sindicalista, destacou sua ligação com a CTB e apoiou a decisão de Dilma ao adiar a viagem aos Estados Unidos. “Conclamo todos a enfrentar a mídia e a direita, quer seja nas redes sociais, quer seja nas nossas rodas de convívio. Defender a soberania nacional também é papel de cada um de nós”. Rafael Moreira, representante do PTB, participou do encontro e endossou o repúdio tanto à intervenção americana na Síria quanto a espionagem no Brasil.

Falando em nome dos movimentos sociais, Luciano Simplício, presidente estadual da CTB-CE, alertou: “Temos que ficar atentos com o que querem fazer com o Brasil. Além do nosso petróleo e do pré-sal, eles querem abocanhar nossas riquezas. Conclamo ainda os trabalhadores para se engajar nessa luta, que defende o avanço das mudanças, sempre focando na valorização do trabalho”.

Mais participações

Mário Albuquerque, membro da Comissão de Anistia do Ministério de Justiça e da Comissão Especial Vanda Sidou, destacou os avanços que o país vivencia. Já Teresinha Braga, membro do Cebrapaz-CE, reforçou a solidariedade ao povo sírio e em defesa da paz. O vereador Evaldo Lima enalteceu a realização de um debate comunista na centenária Faculdade de Direito da UFC. “Esta democracia que vemos aqui deve ser a base das relações entre as pessoas e entre os povos”. O deputado federal Chico Lopes também enalteceu o posicionamento de Dilma. “Pela primeira vez, um chefe de estado brasileiro deu um não aos americanos. A ela, todo o nosso apoio e reconhecimento”.

O deputado federal João Ananias exaltou o rico processo de debates que acontece não só em Fortaleza, mas em todos os municípios do país, como parte do 13º Congresso do PCdoB. “Participei de muitas dessas conferências e o que temos visto é a satisfação dos comunistas ao debater a questão nacional e as transformações que aconteceram no país”, relatou. O parlamentar destacou ainda o protagonismo que a juventude deve assumir nas próximas eleições. “Os jovens precisam conduzir este debate, quando se enfrentarão forças progressistas e outras que querem embargar os avanços que o país alcançou. O povo entende que ainda é preciso avançar. Precisamos aperfeiçoar nossos objetivos nos debates em cada base, de cada município, e daí tirarmos um documento para contribuir com a reeleição de Dilma e acelerar as transformações que o povo anseia”.

Para o presidente estadual do PCdoB-CE, Carlos Augusto Diógenes, o Partido Comunista vive momento importante ao debater as teses do 13º Congresso. “Discutimos política e fazemos história. Ao longo de 91 anos de trajetória, avaliamos como daremos continuidade a nossa luta que reúne tantos mártires, sempre em busca da construção de uma sociedade socialista”.

Patinhas destacou a necessidade de construir um Partido forte, desde as bases. “E as conferências municipais nos dão esta oportunidade, de fortalecer os Comitês Municipais, debater nas bases para que, juntos, possamos construir um PCdoB forte no parlamento, nos movimentos sociais e no debate de ideias”. Ainda de acordo com o dirigente comunista, o 13º Congresso do Partido demonstra “o fortalecimento das frentes, o exercício da democracia, mas, acima de tudo, prepara um Partido para enfrentar a nova fase que se avizinha para, em unidade com as demais forças de esquerda, cosolidar as conquistas e avançar nas mudanças”.

Ainda durante a manhã foi realizada uma homenagem a Salete Monteiro, militante comunista que faleceu neste ano. Foi lido e aprovado o regimento interno da Conferência que prossegue até domingo, quando será eleita a nova direção do Comitê Municipal de Fortaleza.

Participaram ainda da solenidade Gilvan Paiva, secretário de Esporte do Estado; Eliana Gomes (Presidente da Habitafor); o Ex Secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos; Hélio Leitão, assessor para Assuntos Internacionais do Governo do Estado; Claudia Santos, representante do Procon Fortaleza; Olinda Marques, secretária executiva da Habitafor; além de representantes de diversas frentes dos movimentos sociais (Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza, UJS, Centro Socorro Abreu, UNE, UBM) e sindicais.

Mais

Em Fortaleza, o processo reuniu cerca de 1500 militantes em mais de cem reuniões de assembleias de base.

A meta do PCdoB é realizar, no Ceará, 140 conferências municipais e envolver 8.500 militantes.

No processo de Congresso, primeiro são realizadas assembleias de base, seguidas pelas conferências municipais, onde são escolhidos os delegados que participam da conferência estadual que, por sua vez, elegerá delegados que participarão da plenária final do Congresso.

A Conferência Estadual será nos dias 12 e 13 de outubro, no auditório da Faculdade de Direito da UFC, em Fortaleza. Já a plenária final do 13o Congresso do PCdoB acontece entre os dias 13 e 16 de novembro, no Anhembi, em São Paulo.

De Fortaleza,
Carolina Campos

Leia também:
PCdoB: 16ª Conferência elege novo Comitê Municipal de Fortaleza