Conservadora é eleita para 3º mandato na Alemanha 

A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, conquistou neste domingo (22) o seu terceiro mandato à frente do governo da Alemanha. Sua coalizão, constituída pela União Democrata Cristã (CDU) e a União Social Cristã (CSU), alcançou 41,5% dos votos nas eleições legislativas. Em segundo lugar, ficaram os sociais-democratas do SPD, com 25,7%. O partido de esquerda Die Linke, no qual atua uma parte dos comunistas alemães, conseguiu 8,6% e os Verdes 8,4%.

Merkel obteve 7,8 pontos percentuais a mais em comparação com o pleito de 2009, o melhor resultado da CDU desde a reunificação da Alemanha.

A primeira-ministra conservadora chegou perto de conquistar a maioria absoluta, o que não acontece na Alemanha desde 1957, com Conrad Adenauer.

Isto porque o Partido Liberal Democrata (FDP), também conservador, um dos integrantes da coalizão de Merkel, não conseguiu ultrapassar a barreira dos 5% e pela primeira vez ficará fora do Parlamento (Bundestag) desde a sua fundação, em 1949.

Descartada a hipótese da maioria absoluta, a questão agora é saber com quem a primeira-ministra conservadora governará. Se com os sociais-democratas ou com os Verdes.

De acordo com as estimativas, a CDU de Merkel terá 301 deputados num Parlamento de 606.
A participação nas eleições deste domingo foi de 71,5%, mais do que em 2009, quando tinha caído para um mínimo de 70%.

Com agências