Bashar Al-Assad: “Não abandonarei o barco”

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, afirmou que "não está agarrado ao poder", e que são os próprios sírios que devem eleger seu próximo mandatário nas eleições previstas para 2014.

Véronique De Keyser, uma deputada belga do Parlamento Europeu, que se reuniu na sexta-feira (20) com Assad, anunciou neste sábado (21) que durante o encontro, o presidente afirmou que “não quer permanecer no poder", mas que não tem planos para "deixar agora o barco que está a ponto de afundar”, referindo-se a seu país, submergido em uma profunda crise há mais de dois anos e meio. 

“O que está em jogo é a unidade da Síria, um país que trata as minorias com tolerância. Mas o surgimento de grupos radicais não nos deixa outra opção senão a de nos desfazermos deles”, afirmou Assad, de acordo com a deputada belga, que também informou que o presidente sírio está muito satisfeito com o acordo entre os Estados Unidos e a Rússia destinado a destruir o arsenal químico de Damasco. Assad reiterou ainda que “está trabalhando para solucionar o conflito pela via política".

De Keyser agrega que no encontro tratou com o presidente sírio a situação bélica, sobretudo as consequências da prática dos grupos armados de tomar “a população como refém, ao impedir o acesso a ajuda humanitária".

Enquanto o Ocidente e alguns países do Oriente Médio não cessam seu apoio aos grupos terroristas na Síria, o governo do presidente Bashar Assad continua adotando medidas voltadas para o objetivo de buscar uma saída pacífica para a crise que atinge o país.

Nesse sentido, além de mostrar sua firme vontade de assistir à conferência Genebra 2, sem condições prévias, Damasco solicitou na semana passada à Organização das Nações Unidas (ONU) sua incorporação à Convenção sobre a Proibição das Armas Químicas.

Hispan TV