Caicó elege nova direção e exalta a história do PCdoB

 

Em clima de efervescência, o comitê do PCdoB em Caicó realizou, no último dia 21 de setembro, sua Conferência Municipal, preparatória para a etapa estadual, marcada para acontecer entre os dias 4 e 6 de outubro.

Durante o encontro, a militância comunista debateu as teses do 13º Congresso do Partido, discutiu o projeto eleitoral de 2014 e elegeu nova direção e os delegados para a etapa estadual das Conferências.

“Foi um momento extremamente rico para militância discutir o projeto eleitoral do PCdoB, sua estruturação, organização e fortalecimento nos municípios”, ressaltou o presidente eleito durante o processo conferencista, Joseilson Ferreira de Araújo.

Os debates foram marcados pela ampla participação militante. Em uma das intervenções feitas na Conferência, o militante e professor de história, Thiago Costa, ressaltou a história do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Confira na integra o discurso do professor:


É importante, sempre, ressaltar quem é o PCdoB histórico, surgido em 1922, sendo fundado por operários, que esteve na base da organização de muitas lutas dos proletariados do campo e da cidade, sindicatos, dos movimentos estudantis, artísticos e culturais ocorridos na história Brasileira.

É, e sempre será valoroso, falar de nossa atuação de resistência aos movimentos golpistas, antidemocráticos, repressivos e violadores dos direitos dos cidadãos, como foi nos casos da Ditadura Varguista e a Ditadura Militar, onde amargamos e crescemos na clandestinidade, sofremos com as mortes de vários de nossos camaradas, com a guerrilha do Araguaia e com a perda de mandatos histórico dos nossos parlamentares: Carlos Marighella, Maurício Grabois, João Amazonas, Jorge Amado, Francisco Gomes, Agostinho Dias de Oliveira, Alcêdo de Moraes Coutinho, Gregório Lourenço Bezerra, Abílio Fernandes, Claudino José da Silva, Henrique Cordeirot, Gervásio Gomes de Azevedo, José Maria Crispim e Oswaldo Pacheco da Silva.

Porém, diante do prestígio e do calor humano de nossos camaradas de partido e amigos presentes, abrimos espaço para falar de uma nova história, novas paginas que começam a ser escritas no agora, através de nossos atuais militantes, os quais mantem-se fiéis aos nossos princípios ideológicos e dispostos a contribuir para o avanço de nossa nação de modo a torna-la mais justa, mais democrática, mais inclusiva, em fim, mais comunista.

Assim, falaremos um pouco sobre quem somos hoje.

No Poder Legislativo, o PCdoB tem hoje 2 senadores, 14 deputados federais e 18 deputados estaduais (eleitos em 2010), além de 976 vereadores (eleitos em 2012). Sobre isto, destacamos a presença feminina no senado, através do mandato da senadora Vanessa Grazziotin (AM) e as seis deputadas federais que formam a maior bancada feminina na câmara: Manuela Davila (RS), Jandira Feghali (RJ), Luciana Santos (PE), Jô Moraes (MG), Alice Portugal (BA), Perpetua Almeida (AC).

Saímos das eleições de 2012 com um saldo positivo de 57 prefeitos e 87 vice-prefeitos.

No Rio Grande do Norte temos o Prefeito Flaviano Monteiros (Apodi) e os vice-prefeitos José Damasceno (Touros), Gilmar Gomes (Rio do Fogo) e Sebastião Fontoura (Lagoa de Pedras).
No legislativo do nosso estado temos o recém-filiado deputado Fabio Dantas e mais 22 vereadores, dentre os quais destacamos o mandato do vereador George Câmara em Natal.
E em nossa querida Caicó, apesar de não dispor de nomes no legislativo e executivo, o PCdoB conta com a presença de quadros respeitados e atuantes em nossa sociedade, como o secretário da Caritas Joseilson Ferreira; os empresários Geraldo Assunção e João Batista (JB); Felix (secretário da Associação dos Empresários do Ramo do Boné); o Policial Militar IvanildoToscano; o professor Nivanildo Santos; o Professor e dirigente sindical Thiago Costa; o Auxiliar de Serviços Gerais, estudante de Pedagogia e Tradutor em Libras Francisco das Chagas; o líder comunitário Jericó; o Artista de teatro Maguila; o Advogada João Brás; Seu Expedito (membro da FETARN); a professora Edneide Martins, entre outros.

Assim, tanto no plano nacional como local, essa é a cara do PCdoB.

A cara do povo brasileiro!

Para concluirmos, afirmo que estamos ainda mais convictos de que somente através de um protagonismo perseverante, calcado no ideal de uma nação mais socialista, é que poderemos, de fato, contribuirmos para um futuro melhor, mais digno e concatenado com os reais anseios e necessidades dos homens e mulheres, trabalhadores e trabalhadoras, únicos e legítimos responsáveis pela produção da riqueza e progresso desse pais.

Obrigado!