Fortaleza: Vereadores celebram Dia Internacional do Idoso

Evaldo Lima (PCdoB) foi o propositor da solenidade

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na última segunda-feira (23/09), uma sessão solene para celebrar o Dia Internacional do Idoso, instituído em 1991, pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data é comemorada, anualmente, no dia 1º de outubro e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões desta parcela da população.

Para o vereador Evaldo Lima (PCdoB), propositor da solenidade, “é preciso saber envelhecer. Não é a toa que existem velhos e idosos. O idoso tem vida ativa, plena de projetos e esperanças, para ele o tempo passa rápido, mas a velhice nunca chega. Que todos sejamos idosos, velhos, jamais. A ONU definiu o dia 1º de outubro como Dia Internacional por ocasião da assembleia geral sobre o envelhecimento e no dia 1º de outubro de 2003 foi criado, em nosso país, o Estatuto do Idoso”, salientou.

O parlamentar também destacou a criação de 22 academias para pessoas de 3º idade que contarão com equipamentos de ginástica e a orientação de profissionais de educação física. Ele ressaltou que os recursos para estas academias são oriundos de verbas do deputado federal João Ananias (PCdoB- CE).

Evaldo aproveitou o momento para anunciar que tramita, na Casa Legislativa, um projeto de indicação que dispõe sobre a implantação do selo Amigo do Idoso, que será concedido a entidades que atendam aos idosos e tenham compromisso com a causa. Ele ressaltou que o prefeito, Roberto Cláudio, já se prontificou a promulgar a proposição. O vereador também destacou que, recentemente, foi lançado o programa “Fortaleza, cidade amiga do idoso”.

Durante a solenidade, foram empossados, pelo titular da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, Karlo Kardozo, os novos conselheiros do Conselho Municipal da Pessoa Idosa. Além disso, foram entregues placas alusivas ao Dia Internacional do Idoso a Edna Lopes Costa da Mata, coordenadora do Centro de Apoio da Cidadania; Evaldo Cavalcante Monteiro, presidente do Conselho Estadual do Idoso; João Ananias, deputado federal e Ana Lúcia Barbosa Gondim, 1ª presidente do Conselho Municipal do Idoso, que também recebeu um certificado em reconhecimento pela causa do idoso.

Em nome dos homenageados, o deputado João Ananias agradeceu e destacou a importância de políticas voltadas para os idosos. “Fazer se cumprir o Estatuto do Idoso é um desafio em nosso país. É fundamental que possamos nos unir em torno dessa causa. Aproveito o momento para parabenizar ao prefeito porque, transformar Fortaleza na cidade amiga do idoso, vai chamar a atenção para uma política que até se fala pouco”.

Compuseram a mesa, além de Evaldo Lima, Karlo Kardozo e João Ananias, o deputado federal Chico Lopes (PcdoB-CE); o titular da Secretaria Executiva Regional V, Júlio Ramon; o coordenador do Idoso da Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, coronel Sérgio Gomes e o titular da Secretaria de Esportes, Márcio Lopes. Estiveram presentes ainda o vereador Leonelzinho Alencar (PTdoB); o diretor de gestão da AMC, Helder Couto; o secretário da Regional IV, Francisco Airton Mourão e o coordenador da Funci, Arquimedes Pinheiro.

Os hinos do Brasil e de Fortaleza foram entoados pelo coral Chamas da Alegria. Na ocasião, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem a Maria José Lima de Carvalho Rocha Barroso, mais conhecida como Mariazinha Barroso. Pioneira na defesa da pessoa idosa, ela foi a primeira presidente do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso e fundadora da Associação Cearense Pró-Idoso. Mariazinha faleceu no último dia 14, em Fortaleza.

Fonte: Câmara de Fortaleza