Inflação de 2013 será a menor dos últimos três anos, diz Sicsú

Contrariando as manchetes alarmistas da mídia conservadora, João Sicsú, economista e professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desnuda as opiniões enviesadas publicadas nas últimas semanas sobre os índices de inflação. O especialista afirma que "a inflação de 2013 está sob controle e será a menor dos últimos três anos".

Joanne Mota, da Rádio Vermelho, em São Paulo

Durante participação no programa Ideias e Debates, o economista externou que as manchetes alarmistas dão a entender que vivemos um período de descontrole inflacionário, mas a realidade é outra. A inflação no Brasil segue em queda quando observamos os números dos anos anteriores, a saber, em 2011 a inflação foi de 6,5% e em 2012 ela atingiu 5,84%.

Além disso, o especialista afirmou que, no cenário internacional, o Brasil possui níveis de inflação aceitáveis, especialmente quando comparamos com os países do Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. "Entre os cinco países do Brics, só um país – a China –  possui inflação menor que o Brasil nos últimos 10 anos", sinalizou João Sicsú.

10 anos que abalaram o Brasil

Na oportunidade, foi falado sobre a contribuição do livro Dez anos que abalaram o Brasil e o futuro?, de autoria do pesquisador João Sicsú, que trata dos dez anos de governos Lula e Dilma e apresenta os ganhos até aqui alcançados e os desafios que ainda precisam ser superados.

 

Veja também

João Sicsú: Brasil vive uma transformação social inédita

João Sicsú explicou que o livro apresenta uma narrativa ampla e didática e tem como púlibo-alvo não economistas. Segundo ele, o objetivo é apresentar a realidade social e econômica do Brasil nos últimos 10 anos.

Ao ser questionado sobre o que o estimulou a escrever esse livro, o economsita destacou que "causava muito incômodo perceber que os grandes veículos de comunicação e as revistas semanais apresentavam um Brasil que não condizia com a realidade. Esses meios apresentam um Brasil degradado, em crise e sem perspectiva de melhora. De fato possuímos muitos problemas, mas hoje estamos muito longe da realidade vivida no anos de 1990, com altos índices de desemprego, descontrole inflacionário, concentração de renda, ausência do Estado com a falta de benefícios. Então o Brasil de hoje é diferente do Brasil do passado e o livro apresenta essa nova realidade vidida pelo nosso país", disse à Rádio Vermelho João Sicsú.

Ouça a íntregra da entrevista: