Acordo sobre programa nuclear iraniano pode sair em um ano  

A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, considerou que um período de 12 meses parece um bom prazo para resolver as questões relativas ao caso nuclear iraniano.

Ashton deu essas declarações em uma conferência de imprensa mantida nesta quinta-feira (26) depois de uma reunião entre o Grupo 5+1 e a delegação persa no marco da 68ª reunião anual da Assembleia Geral das Nações Unidas. O G 5+1 é formado por Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China mais a Alemanha.

Ela também anunciou que a próxima rodada de diálogos entre Teerã e as seis potências mundiais se realizará nos dias 15 e 16 de outubro na cidade suíça de Genebra.

"Pusemo-nos de acordo para nos reunirmos em Genebra em 15 e 16 de outubro a fim de continuar a agenda e dar continuidade à reunião de hoje para apoiar o avanço deste processo", afirmou .

Sobre a reunião desta quinta-feira, Ashton expressou sua satisfação ao dizer que “foi um encontro importante, de bom ambiente, cheio de energia. Tivemos uma discussão sobre como seguir com um prazo ambicioso e para ver se podemos avançar rapidamente".

Em outra parte de suas declarações, a autoridade europeia elogiou o ministro iraniano de Assuntos Exteriores, Mohamad Yavad Zarif, por ter falado “abertamente” durante o encontro. .

Apesar das alegações dos Estados Unidos, do regime de lsrael e alguns de seus aliados de que o programa de energia nuclear iraniano poderia perseguir objetivos militares, Teerã garantiu em múltiplas ocasiões que suas atividades nucleares são pacíficas.

O presidente iraniano, Hassan Rohani, em seus discursos pronunciados na reunião deste ano da Assembleia Geral da ONU, se bem que reiterou o compromisso de Teerã para aliviar as preocupações do Ocidente a respeito, deixou claro que o Irã não renunciará a sue direito inalienável de utilizar a energia nuclear com fins pacíficos.

Hispan TV