João Ananias destina recursos para 22 Academias da 3ª Idade

O deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) pediu apoio dos colegas deputados para que trabalhem para garantir no Orçamento de 2014 recursos para colocar em práticas as políticas públicas voltadas para os idosos. “Boas propostas existem, falta dinheiro para colocá-las em prática,” disse nesta quinta-feira (26/09), na Tribuna da Câmara. No próximo 1º de outubro será comemorado o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Lei nº 11. 433/06.

Por solicitação da Coordenadoria de Políticas para Idosos, que tem à frente o coronel Sérgio Gomes, João Ananias colocou, por meio de Emenda ao Orçamento da União, no Ministério dos Esportes, recursos para instalação de 22 Academias de Saúde em praças da cidade, voltadas para os idosos. Os usuários serão acompanhados por profissionais de educação física. “Uma ação importante visando à promoção da saúde e prevenção de doenças decorrentes do sedentarismo”, ressaltou o parlamentar. As academias serão inauguradas até o fim do mês de outubro.

João Ananias ressaltou que ainda não se pode comemorar o dia do idoso como ele merece, mas lembrou que ações para essa faixa etária começam a surgir no País e citou o Estatuto do Idoso. Ele acrescentou que em Fortaleza a gestão do Prefeito Roberto Cláudio já está desenvolvendo várias iniciativas para as pessoas da terceira idade.

Discurso na íntegra

Dia 1º de outubro próximo é o Dia Internacional do Idoso, instituído pela Lei nº 11. 433/06. Mesmo ainda não podendo se comemorar como deveríamos, no Brasil, é importante ressaltarmos esta data. Reconhecendo que as políticas públicas ainda são tíbias, porém começam a acontecer no Brasil, destacando o Estatuto do Idoso como um marco de partida importante.

A administração do Prefeito Roberto Cláudio, no Município de Fortaleza, está iniciando um trabalho através da Coordenadoria do Idoso, sob o comando do Coronel Sérgio Gomes, que a meu ver, já pode ser considerada uma referência importante de política pública para a terceira idade. Ele que vem do Corpo de Bombeiros, onde por muitos anos coordenou o programa, Bombeiros Saúde e Sociedade, reunindo mais de 40 mil idosas e idosas em encontros matinais, para se exercitarem, com acompanhamento técnico e outras atividades inclusivas da terceira idade.

Eu próprio, como gestor da Secretaria de Estado da Saúde, à época, contei com a valiosa contribuição deles no combate à Dengue, no programa "Venci o tempo, vencerei a dengue". O Cel. Sérgio e o Gilberto Bastos, da SESA, acompanhavam, juntamente com muitos outros membros do valioso Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará. Obtivemos importantes resultados decorrentes da participação dedicada de milhares de pessoas da terceira idade, principalmente na mobilização e conscientização da sociedade.

Agora, à frente dessa Coordenadoria de Políticas para Idosos, o Cel. Sérgio Gomes inicia uma série de ações ousadas e inovadoras, em Fortaleza, para transformá-la em “Cidade Amiga dos Idosos”, ação lançada pela Organização Mundial de Saúde. Por solicitação dele coloquei, através de Emenda ao Orçamento da União, no Ministério dos Esportes, recursos para instalação de 22 Academias de Saúde em praças da cidade, voltadas para os idosos, que serão acompanhados por profissionais de Educação Física, em convênio com os Bombeiros. Uma ação importante visando à promoção da saúde e prevenção de doenças decorrentes do sedentarismo. Serão inauguradas até o fim do mês de outubro.

Está em minhas mãos proposta de implantação de "fábricas de vassouras" a partir de garrafas pet, em bairros de Fortaleza, como forma de inclusão e geração de renda para grupos de idosos. Incluirei, caso não consiga recursos financeiros este ano, no Orçamento da União de 2014.

Tive a imensa honra de ter recebido uma importante homenagem da Câmara Municipal de Fortaleza, durante Sessão Solene pelo dia do idoso, ocorrida dia 23 deste mês, por iniciativa do nobre Vereador Evaldo Lima, líder do Prefeito, por indicação da Coordenação do Idoso.

Outras importantes iniciativas estão em curso pela Prefeitura, através da Coordenadoria do Idoso: A mensagem de Lei nº 045/2013, do Prefeito Roberto Cláudio, que trata sobre a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Projeto que cria o Selo Amigo do Idoso, que certificará as empresas e instituições públicas e privadas, que desenvolverem atividades políticas e ações voltadas ao respeito à pessoa idosa. Implantação de seis Centros Dia para idosos. Centro de Referência Municipal do Idoso, que funcionará 24 horas, para triagens, serviços e encaminhamentos.

O exemplo da gestão Roberto Cláudio, a quem parabenizo aqui desta Tribuna, pelo apoio e a destinação de recursos para as políticas do idoso, deve ser seguido pelos governantes, inclusive o Governo Federal.

E conclamo o Executivo e meus colegas Deputados Federais para que ao trabalharmos o Orçamento de 2014, possamos incluir dotações que propiciem a implementação dessas políticas. Boas propostas existem, não precisamos inventá-las, falta dinheiro para colocá-las em prática. A prova cabal disto está nos orçamentos públicos, seja o da União, dos Estados ou Municípios. Costumo sempre colocar que prioridades sem orçamento, não passa de retórica.

Finalizo minha fala lembrando o enorme débito que temos com os idosos em nosso País. Quando os músculos e a memória começam a falhar, por conta do tempo, os poderes públicos e a sociedade precisam socorrer, não com ações caritativas, mas com Políticas Públicas inclusivas e abrangentes, como forma de corrigir mais esta desigualdade, entre Novos e Velhos, pois já é demais a própria inclemência do tempo.

Era só Sr. Presidente

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)