Maioria dos colombianos não quer a reeleição de Santos
De acordo com uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (26), a maioria dos colombianos rejeita a reeleição do presidente Juan Manuel Santos, que teve uma queda de 20 pontos em sua imagem positiva nos últimos dois meses.
Publicado 27/09/2013 15:20

A enquete da consultoria privada Ipsos Napoleón Franco mostra que 77% dos entrevistados são contra um segundo mandato de Santos, e apenas 19%, a favor. No final de agosto, a mesma sondagem apontava que 60% eram contrários à reeleição do presidente de centro-direita, frente aos 34% que a apoiavam.
Colômbia enfrenta nova semana de protestos
Colômbia: agricultores em greve reivindicam reforma agrária
Farc acusam governo da Colômbia de manchar panorama político
Popularidade de Juan Manuel Santos despenca para 21% na Colômbia
Existe a possibilidade de que Santos se candidate para um quarto mandato nas eleições de maio de 2014, mas a decisão só será anunciada oficialmente em novembro. De qualquer modo, o mandatário deverá enfrentar os números que indicam uma queda de 20 pontos em sua imagem favorável. Por sua vez, a percepção desfavorável dos entrevistados em relação ao chefe de Estado atinge 67%, segundo a pesquisa realizada entre 19 e 22 de setembro.
Além disso, o percentual de colombianos insatisfeitos com a gestão de Santos subiu para 71%, contra os 26% que aprovam seu governo. Na enquete foram entrevistadas 1008 pessoas de 13 cidades por telefone.
Caso o presidente colombiano não seja candidato, 20% dos entrevistados disseram que votariam em seu ex-ministro Germán Vargas Lleras; 10%, em seu primo e ferrenho opositor Francisco Santos; enquanto 7% escolheriam a líder de esquerda Clara López.
Théa Rodrigues, da redação do Vermelho,
Com informações das agências de notícias