Presidentes da Bolívia e Venezuela avaliam cooperação bilateral

Os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Bolívia, Evo Morales, se reuniram nesta sexta-feira (27), no Palácio de Miraflores, em Caracas, para avaliar os mecanismos de cooperação existentes entre os países.

Nicolás Maduro e Evo Morales - Agência Pulsar

Durante o encontro, realizado na madrugada desta sexta, os mandatários analisaram também as medidas para garantir a soberania dos povos. Morales respaldou a Venezuela diante dos supostos planos de provocação que os Estados Unidos executariam contra Maduro, diante da possibilidade de sua participação na 68ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) – motivo pelo qual o mandatário venezuelano não foi à reunião em Nova York.

Leia também:

Maduro não foi à Assembleia da ONU para “preservar sua vida”
Morales propõe julgamento de Obama por crimes contra a humanidade
Chanceler chinês propõe cooperação com países caribenhos

Maduro e Morales expressaram sua preocupação com as tentativas dos Estados Unidos de lançar uma agressão militar contra a Síria, sob o pretexto do uso de armas químicas por parte do governo de Damasco.

Em relação à isso, Morales considerou importante que os países se mobilizem e organizem um tribunal do povo “para julgar a aqueles que desrespeitarem o direito internacional”. Segundo ele, alguém precisa deter as pretensões do império norte-americano que constantemente põe em risco milhares de vidas.

Por sua vez, Maduro assegurou que a revolução latino-americana do século 21 foi possível graças a continuidade histórica dos projetos dos comandantes Hugo Chávez e Fidel Castro. Sendo assim, ratificou que seu governo irá manter a linha revolucionária e bolivariana que iniciou seu antecessor.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina