Temperatura do planeta pode subir até 4,8ºC, diz ONU

A temperatura do planeta poderá aumentar até 4,8ºC neste século e o nível do mar poderá subir até 81 centímetros, com danos relevantes na maior parte das regiões costeiras do globo, alerta nesta quinta-feira (27) o Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC).

Foto: Reprodução

Em seu quinto relatório de avaliação, apresentado em Estocolmo (Suécia), os especialistas do painel das Nações Unidas apresentam vários cenários possíveis, levando em conta milhares de investigações feitas nos últimos anos.

De acordo com o relatório, até o final deste século, a temperatura média da superfície terrestre deve aumentar em 1,5°C. Em um cenário intermediário, no caso das emissões de gases estufa dobrarem até 2060, a temperatura pode ter um aumento de 2°C – limite considerado perigoso por cientistas. Já no pior cenário considerado pelos estudiosos, a humanidade triplicaria a emissão de gases do efeito estufa até 2100, com isso, a temperatura média provavelmente subiria até 4,8°C.

A hipótese mais otimista (e menos provável) é de que as emissões de gases estufa sofram cortes drásticos, atingindo um pico daqui a dez anos e caindo para zero 50 anos depois.

O relatório confirma, "ainda com mais certeza, que as alterações climáticas se devem à atividade humana", disse, na apresentação do documento, o secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial, Michel Jarraud.

Em mensagem gravada, apresentada no início da entrevista, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, disse: "O aquecimento é real. Agora temos de agir".

Da redação do Vermelho,
Com informações da Agência Brasil