Descubra o Colherim em oficina cultural em S. Paulo

Os músicos Estevão Marques, Marina Pittier e Fê Sztok comemoram o lançamento do livro musical “Pão, Pão, Pão”, no domingo, 29, às 11h, no Espaço Itaú de Cinema Augusta, em bate-papo e sessão de autógrafos seguida de oficina musical com Colherim e pocket show do Grupo Triii. A entrada é Catraca Livre. Estevão Marques é autor do livro-áudio Colherim, que revela que simples colheres podem se tornam extraordinários instrumentos musicais.

No livro, o trio brinca com o trabalho de preencher os espaços vazios do castelo do Rei. A partir de contos que perambulam pelo mundo, os leitores podem se divertir com as possibilidades que o livro lança.

Colherim

A obra Colherim, de Estêvão Marques, apresenta várias de suas experiências pelo mundo afora com um simples objeto de cozinha: colheres. Meros utensílios da cozinha que nos levam à boca deliciosos sorvetes ou sopas quentinhas, são também capazes de fazer música! E das mais divertidas e animadas!

Com um simples par de colheres, podem ser criados muitos ritmos que acompanham danças e produzem sons que fazem todo mundo vibrar de alegria, desde tempos imemoriais até os dias de hoje. Culturas eslavas, ciganas, celtas, indígenas norte-americanas, latino-americanas remontam o uso de colheres como instrumentos musicais de grande virtuosismo, sejam elas de madeira, metal, osso, grandes, pequenas, enfim, não existe limite para a criatividade quando se trata de fazer música com colheres.

Passeando pelo mundo, Estêvão foi colecionando colheres de diferentes culturas e foi observando atenciosamente as diversas técnicas para se tocar esse divertido objeto sonoro. Esse universo ‘colherístico’ inspirou o músico a transpor essas diversas técnicas para os ritmos da música brasileira, criando um livro único e de grande originalidade.

A experiência como músico de diferentes grupos, muitos deles voltados para as crianças, somada às várias oficinas que Estêvão vem dando por aí, forneceu a ele um arsenal de ideias musicais criativas transmitidas nesse livro, de forma lúdica, mostrando total desenvoltura com o assunto.

Descubra o Colherim: