Livro comemora 25º aniversário da Constituição  

Com textos de vários dos principais jornalistas brasileiros, farta ilustração fotográfica e registrando também as manifestações populares de Junho deste ano, será lançado na próxima quinta-feira (3), no Salão Nobre do Senado Federal, o livro A Constituição de 1988, 25 Anos: A Construção da Democracia & Liberdade de Expressão – O Brasil Antes, Durante e Depois da Constituinte. 

Escrito para comemorar o 25º aniversário da Constituição Brasileira, promulgada em cinco de Outubro de 1988, o livro será o primeiro lançamento da nova Editora Instituto Vladimir Herzog.

Coordenada pelo jornalista Marcos Emílio Gomes, a obra conta com informações de personagens importantes na condução daquele momento histórico do País, que foram especialmente entrevistadas.

O livro tem como ponto inicial o ofício inter-religioso celebrado na Catedral da Sé no dia 31 de Outubro de 1975 pela alma do jornalista Vladimir Herzog, torturado e assassinado nos porões da ditadura, uma tragédia que traumatizou e indignou a opinião pública brasileira e constituiu o ponto de inflexão que deslanchou a derrocada do regime totalitário.

E o capítulo final, que reúne inúmeras fotos das passeatas do Outono-Inverno deste ano, se inicia com o atestado de óbito de Vladimir Herzog, corrigido em 7 de Junho de 2013, de maneira a restaurar a verdade que havia sido camuflada pelo governo ditatorial sob a alegação de suicídio, registrando agora oficialmente que ele foi morto “no II Exército – (DOI-Codi)” em São Paulo, vítima de “lesões e maus tratos”.

Contendo ainda um capítulo sobre a História de todas as Constituições Brasileiras, de autoria do advogado Adriano Pilatti, que foi assessor da Assembleia Nacional Constituinte de 1988, o livro tem prefácio de Audálio Dantas e se encerra com um posfácio que reúne textos opinativos de vários jornalistas.

Esse mesmo apêndice abrange também textos de autoria do grupo Transparência Hacker, de Leonardo Sakamoto e de Ivan Marsiglia, que atuam na internet e na blogosfera e não viveram os anos de ditadura nem o período da Constituinte. Eles enxergam com olhares jovens o processo de construção da democracia e da liberdade de expressão no Brasil, que na verdade continua em processo e, se começou formalmente com a Constituição de 1988, nunca terminará, pois a sociedade e seus anseios mudam continuamente – e, com eles, a legislação.

Sobre o Instituto Vladimir Herzog

Criado em 2009, o Instituto Vladimir Herzog tem a missão de contribuir para a reflexão e produção de informações que garantam o direito à vida e o direito à justiça. Sua fundação se inspirou na trajetória de vida do jornalista Vladimir Herzog, assassinado em 1975 pela ditadura, bem como nos principais valores ligados a essa trajetória: democracia, liberdade e justiça social.

Tendo como bandeira a frase de Herzog “Quando perdemos a capacidade de nos indignarmos com as atrocidades praticadas contra outros, perdemos também o direito de nos considerarmos seres humanos civilizados”, o Instituto é uma OSCIP, organização sem fins lucrativos.

Da Redação em Brasília
Com informações do Instituto Wladimir Herzog