Cristina e Mujica defendem unidade latino-americana

 A presidenta argentina, Cristina Kirchner, ressaltou mais uma vez a unidade latino-americana como um caminho para a paz e o progresso da região. Em parceria com o presidente do Uruguai, José Mujica, a mandatária inaugurou nesta terça-feira (1º/10) um novo transporte fluvial que conecta a capital de ambos os países.

Pepe Cristina

Cristina afirmou que os presidentes da América Latina devem compreender que a unidade é mais importante que qualquer diferença. “Temos diferenças, podemos ter discrepâncias, mas definitivamente todos os presidentes da região têm que entender que a unidade é o único caminho para seguir em paz”, declarou a mandatária, que afirmou também que os governantes têm a obrigação de preservar o bloco latino-americano.

Leia também:

Parlamento uruguaio estuda acordo de livre circulação com Brasil


Durante a inauguração da embarcação que leva o nome “Francisco”, em homenagem ao papa argentino, Mujica concordou com a fala da presidenta ao dizer que “as repúblicas latino-americanas não devem dar as costas umas para as outras, porque estão no mesmo barco enquanto o mundo se une em unidades continentais”.

"Jamais podemos deixar que nossas inevitáveis contradições nos separem de nossas questões essenciais”, completou o presidente uruguaio.

Os mandatários acordaram que seus governos avaliem e resolvam por meio de negociações a questão da papeleira Botnia-UPM. A construção desta empresa na zona limítrofe do rio Uruguai provocou um profundo dissenso entre os países membro do Mercosul e foi dirimida a Corte Internacional de Haia.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina