Idosos: João Ananias defende mais recursos nos orçamentos

O deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) destacou que o Estatuto do Idoso é um marco na história do País, mas ainda é preciso avançar mais para que os direitos dos idosos sejam respeitados. “Ainda estamos distante de cumprir o que está garantido na lei”, observou. Hoje, 1º de Outubro, é o Dia Nacional do Idoso.

Durante a Sessão Solene em Homenagem aos 10 anos do Estatuto, completados nesta terça-feira, 1º de Outubro, na Câmara, Ananias ressaltou que é preciso incluir nos orçamentos públicos recursos para implementar as políticas sociais públicas voltadas para s terceira idade.

Durante sua fala, ele citou como exemplo a Prefeitura de Fortaleza, que por meio de uma coordenadoria, que tem à frente o coronel Sérgio Gomes, várias iniciativas em estão sendo executadas. O parlamentar se referiu as 22 academias de Saúde para idosos que estão sendo instaladas em várias praças de Fortaleza. Os recursos para os equipamentos são oriundos de emendas ao Orçamento da União encaminhadas por João Ananias.

Para encerrar, Ananias citou o artigo 3º do Estatuto: “É obrigação família, da comunidade e do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e a convivência familiar e comunitária”. “Então vamos cumprir”, finalizou.

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)