Senado debaterá efeitos das mudanças climáticas no Semiárido

A Comissão de Mudanças Climáticas aprovou requerimento de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) para realização de audiência pública sobre os efeitos das mudanças do clima para o Semiárido. O evento acontecerá em forma de seminário e será realizado em conjunto com as Comissões de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor (CMA), Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), ambas do Senado Federal, e Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Câmara dos Deputados (CMADS).

“Não há dúvida, igualmente, de que as alterações mais dramáticas, com repercussão não apenas regional mas nacional, deverão ocorrer no semiárido brasileiro, atingindo os estados do Nordeste e vasta região do Estado de Minas Gerais (no norte e no nordeste de Minas, por exemplo, a desertificação avança em ritmo preocupante). Esta é igualmente a região sobre a qual mais estudos foram feitos, com avaliações e projeções que podem fundamentar o estabelecimento de políticas públicas adequadas para o enfrentamento da questão”, justificou Inácio.

Para debater o tema Situação e impactos das Mudanças Climáticas na região do Semiárido, serão convidados Eduardo Sávio Martins, da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme); José Marengo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); Representante da Agência Nacional de Águas (ANA); Antônio Magalhães, do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE); Estélio Gama, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB); e representante da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ).

Já o tema Soluções para mitigação dos efeitos da desertificação e da seca no semiárido e Fortalecimento Institucional como instrumento para o combate à Desertificação foram convidados Antônio Galvão -Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE; representante da Embrapa Semiárido; e representante do Programa de Desenvolvimento Hidroambiental – Prodham.

A Audiência pode acontecer no mês de novembro.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)