PCdoB-PB realiza em 12 e 13 de outubro sua Conferência Estadual

Os comunistas paraibanos reunidos no dia 28 de setembro no auditório da ANID, realizaram o balanço dos últimos dois anos de atividades do Comitê Estadual e aprovaram as listas a serem apresentadas na 13ª Conferência Estadual, para compor a futura direçao e eleger os delegados que representarão o PCdoB da Paraíba, em São Paulo, no próximo mês de novembro

PCdoB-Pb realiza Conferência - Sandro
Os comunistas paraibanos avançam na conclusão dos trabalhos da 15ª Conferência Estadual, como parte do processo do 13º Congresso Nacional do PCdoB. No último domingo, aconteceu a Conferência Municipal de Campina Grande, que reuniu, na base, 428 filiados. Nos dias 05 e 06 de outubro acontecem as conferências municipais de Patos, no sertão do estado e João Pessoa, além de mais de uma dezena de municípios.

No sábado, 28 de setembro, o Comitê Estadual realizou sua última reunião, onde apreciou o balanço da direção cessante, a conclusão dos trabalhos da Comissão de Controle e discutiu as nominatas que serão apresentadas ao plenário da Conferência, para a composição da futura direção e eleição dos delegados paraibanos ao Congresso Nacional do partido.

O balanço, apresentado pelo presidente Simão Almeida, que compôs a mesa diretora dos trabalhos com a camarada Aucicleide, foi amplamente debatido pelos presentes que destacaram a clareza e objetividade do documento, com o qual houve concordância geral, com pequenas emendas. O centro do texto volta-se para a trajetória positiva do Partido no período, tanto pelo grau de unidade e coesão em torno de seu projeto, quanto pelos êxitos políticos conquistados nas eleições municipais de 2012. Não esquece de ressaltar, no entanto, as debilidades de funcionamento do coletivo dirigente referindo-se às Secretarias estaduais que não responderam pelas tarefas do Partido, o que permitiria certamente resultados ainda mais positivos para a organização dos comunistas na Paraíba.

Quanto à discussão acerca da nova direção, entendeu o coletivo de manter a maioria dos atuais dirigentes, mas propondo cerca de duas dezenas de novos quadros para apreciação da Conferência, indicando ainda o aumento do número de dirigentes para o novo Comitê Estadual, correspondendo ao crescimento partidário e às novas necessidades.

Ao apontar as futuras tarefas do PCdoB, a reunião indicou a necessidade de persistir na construção do projeto eleitoral de 2014, com a construção da chapa própria para deputado estadual e candidatura de deputado federal com objetivo de eleição de parlamentares do Partido à Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Do mesmo modo, a reunião vê a necessidade para os futuros embates de ampliar e consolidar a atuação dos comunistas nas frentes dos movimentos sociais, como fator indispensável à promoção das mudanças.

Ao final, o presidente estadual Simão Almeida, destacou o grau de unidade e participação na reunião, apontando para um grande êxito da 15ª Conferência dos Comunista do PCdoB paraibano.