Lula Morais destaca os 60 anos de criação da Petrobras

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB), em pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária da última quinta-feira (03/10), parabenizou a Petrobras pelos 60 anos de criação. De acordo com o parlamentar, a empresa é uma conquista do Brasil e foi fruto de muita luta popular. 

“Grandes empresas já constituídas estavam de olho no Brasil nos anos 50, quando descobrimos o petróleo aqui. Foi um debate entre os que defendiam a nossa soberania e os que queriam abrir as riquezas aos investimentos estrangeiros”, afirmou.

O deputado citou a mobilização popular iniciada por estudantes com o lema “O Petróleo é Nosso” e que culminou com a criação, em 1953, da Petrobras, com lei assinada pelo então presidente, Getúlio Vargas. “A empresa foi definida como sendo um monopólio do petróleo do nosso País para a exploração e distribuição de toda a cadeia produtiva”, disse. Lula Morais lembrou que, nos anos 50, o Brasil era um país basicamente agrário e a Petrobras ajudou a estruturar o parque industrial nacional.

O parlamentar comentou que, em 1953, a perspectiva da Petrobras era de produzir 2.200 barris de petróleo ao dia e, para os próximos anos, a expectativa é de uma produção de 4,2 milhões de barris, incrementada pela descoberta do pré-sal no País. Lula também ressaltou a área de pesquisa desenvolvida pela empresa e a sua importância para o desenvolvimento e crescimento do Brasil.

O deputado citou ainda a gestão do ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, em que houve, segundo ele, a tentativa de privatizar a empresa, que resultou num “enxugamento” de investimentos e de funcionários. “De 50 mil funcionários, a Petrobras atingiu 30 mil funcionários, mas, felizmente, nós ultrapassamos esse período e hoje são 85 mil funcionários, dos quais, 70 mil com menos de 10 anos de empresa, mostrando que ela foi rejuvenescida”, declarou.

Lula Morais também apontou que a Petrobras deixou de alugar navios petroleiros para transporte de material e hoje constitui uma frota de 250 embarcações. “Alcançamos um patamar, e hoje a Petrobras é a 4º maior empresa de petróleo do mundo”, disse. O deputado comunicou que solicitou uma sessão solene para comemorar a data.

Áudio

Fonte: Agência de Notícias da AL