Brasília recebe a quarta edição da FestFlor Brasil

Abertura da Feira Nacional de Flores, Decoração e Plantas Ornamentais, no Pátio Brasil Shopping, contou com a presença da primeira-dama Ilza Queiroz

Começou nesta quinta-feira a 4ª edição do FestFlor Brasil – Feira Nacional de Flores, Decoração e Plantas Ornamentais. O evento segue até domingo (6), no Pátio Brasil Shopping. Além dos mais diversos tipos de flores, os visitantes poderão encontrar artesanato, doces, embutidos, entre outros, participar de oficinas, palestras, e conhecer um pouco mais da produção rural no DF.

A primeira-dama do DF, Ilza Queiroz, esteve na solenidade de abertura do evento e ressaltou a importância da participação do governo na produção local. "Quero agradecer a confiança no governo. É fundamental que cada um produza e venda seu produto. O nosso papel é facilitar, temos que ajudar a comunidade, seja ela produtora ou consumidora", disse.

Apesar do mercado crescente, apenas 20% da demanda é coberta pela produção local e regional. "Desejo que consigamos desenvolver e crescer para que sejamos produtores de tudo o que é consumido aqui", completou a primeira-dama.

No ano passado, a FestFlor atraiu 30 mil pessoas e movimentou R$ 2 milhões em negócios. O sucesso da Feira se deve ao potencial de expansão do setor de produção de flores e plantas ornamentais do DF. A expectativa é que o número seja superado. O mercado movimenta cerca de R$ 120 milhões por ano no DF.

Para o presidente da Emater-DF, Marcelo Piccin, o crescimento do setor oferece uma grande possibilidade para uma melhor estruturação. "É mais uma alternativa de geração de renda, qualidade de vida e de abastecimento adequado", disse.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lúcio Taveira Valadão, reconhece que a participação dos produtores do DF ainda é pequena e acredita no potencial local. "Temos um mercado local muito grande, mas temos, efetivamente, que alcançar e nos apropriarmos desse mercado", concluiu.