China estabelecerá parceria estratégica global com a Malásia
O presidente chinês, Xi Jinping, reuniu-se nesta sexta-feira (4) com o primeiro-ministro da Malásia, Najib Tun Razak. Na ocasião, os dois líderes elogiaram os frutos da cooperação bilateral, trocando de opinião sobre a promoção das relações sino-malaias sob um novo contexto, e decidiram elevar o relacionamento para a parceria estratégica global.
Publicado 04/10/2013 12:52
Xi Jinping deu várias sugestões à cooperação bilateral. Primeiro, deve-se manter a tradição de contato frequente entre os líderes de ambos os países, e reforçar o diálogo estratégico sobre questões importantes.
Segundo, é preciso expandir a cooperação comercial com o objetivo de alcançar US$ 160 bilhões no volume de comércio bilateral, até 2017.
Terceiro, reforçar a cooperação nas áreas das telecomunicações, satélite de sensoriamento remoto e biotecnologia. Além disso, deve-se reforçar a cooperação militar e o intercâmbio entre os povos.
Najib expressou o seu consentimento completo às sugestões de Xi Jinping. Ele considerou as suegestões de grande significado, que deverão promover as relações bilaterais para obter maiores progressos.
Ele afirmou que a Malásia quer manter contatos com a China em todos os níveis e em diversos âmbitos, tais como militar, ciência e tecnologia, educação e turismo.
Além disso, a Malásia quer promover o desenvolvimento das relações entre a China e a Associação das Nações do Sudeste Asiático, a fim de promover a cooperação regional e a paz, estabilidade e prosperidade da região.
Fonte: Rádio Internacional da China