Giap, o general modesto que venceu Japão, França e EUA

Vo Nguyen Giap foi, juntamente com Ho Chi Minh, o criador, em dezembro de 1944, da Unidade de Propaganda Armada para a Libertação Nacional, o núcleo inicial do Exército do Povo do Vietnã. Ele despediu-se da vida nesta sexta-feira (4).

Por José Carlos Ruy

Vo Nguyen Giap

Foi como comandante dessa força que uniu os combatentes pela soberania e independência do país que Giap esteve à frente de um fato inédito e heróico: entre os trinta anos que separam o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, e a fuga dos norte-americanos de Saigon (atual Ho Chi Minh), em 1975, foi o comandante de três memoráveis vitórias contra o imperialismo. A primeira foi contra a ocupação japonesa (1945); a segunda foi contra o domínio francês (em 1954); a terceira foi a vitória contra a agressão norte-americana, em 1975.


Giap e Ho Chi Minh


Comunista, historiador e um general com a genialidade e a modéstia de um homem do povo, Giap escreveu uma página grandiosa na história das lutas contra o imperialismo, pela libertação nacional e pela construção do socialismo. Foi o maior general do século XX e um dos maiores da história.

Viveu muito, o suficiente para assistir ao sucesso de seu país, à moderna construção do socialismo no Vietnã. Viveu entre 25 de agosto de 1911, quando nasceu, no distrito de An Xá, Lệ Thủy, província de Quang Binh, no centro do Vietnã, e fechou os olhos pela última vez nesta sexta-feira (4), num hospital em Hanoi. Tinha 102 anos de idade. Seu nome já estava inscrito no coração do povo vietnamita e dos povos do mundo. Fica agora, indelével, entre os grandes heróis da humanidade.  

Vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=Tq8c72PKSCA&feature=player_detailpage