Pedido de prisão domiciliar para Fujimori será analisado dia 25

O pedido do ex-presidente do Peru Alberto Fujimori (1990-2000) de cumprir o restante de sua pena em prisão domiciliar será revisado em uma audiência no dia 25 de outubro. A informação foi divulgada no Twiteer pelo advogado Carlos Rivera, defensor legal dos familiares de 25 pessoas assassinadas em massacres durante o governo de Fujimori.

Fujimori foi sentenciado em 2009 a 25 anos de prisão por violações dos direitos humanos, além de penas menores por crimes de corrupção.

Leia também:
Procuradoria quer investigar Fujimori por enriquecimento ilícito
 

No final de setembro, a promotoria se pronunciou contrária ao pedido de Fujimori, de 75 anos, pois a legislação peruana não permite que um réu condenado cumpra sua pena fora da prisão. Segundo Rivera, o juiz do caso "deve declarar como improcedente a prisão domiciliar por ser ilegal".

O advogado de Fujimori, William Castillo, informou no dia 10 de setembro que tinha apresentado uma solicitação, assinada pelo ex-presidente em 9 de agosto, à Corte Suprema de Justiça, para mudar o local de prisão do réu por motivos de saúde e economizar dinheiro do erário.

Em junho, o presidente Ollanta Humala rejeitou o pedido de indulto humanitário feito pelos quatro filhos de Fujimori em outubro de 2012, ao seguir as recomendações da Comissão Presidencial de Indultos que avaliou o caso.

A comissão assinalou que Fujimori não apresentava uma doença terminal, nem transtornos mentais graves.

Fonte: Agência Efe