Militância do PCdoB no interior comparece em peso à Conferência

Com quase 500 delegados, a Conferência Estadual do PCdoB lotou o Fiesta Convention Hotel neste final de semana, em Salvador. No total, estão representados no evento 320 municípios baianos, dos 400 onde o Partido Comunista do Brasil se faz presente. Entre estes, Jacobina, Ipirá, Santa Cruz Cabrália, Ourolândia, Gandu, Itabuna e Alagoinhas.

Esta é mais uma etapa preparatória para o 13º Congresso Nacional do partido, que ocorre no próximo mês, em São Paulo. Desde o lançamento das teses na Bahia, em julho, foram realizados diversos encontros e conferências locais para debates as teses constantes no Caderno de Textos, construído pelo Comitê Central.

“Reunir essas centenas de delegados das mais diversas cidades do Estado fortalece o debate e amplia as ideias para a etapa nacional. Essa construção coletiva é o que diferencia o PCdoB, que preza pela sintonia com a base e a democracia", declara a presidente eleita do Comitê Municipal de Salvador, Olívia Santana.

Janaelson Araruma, de Ourolândia, acredita que este encontro estadual é o espaço para a militância apresentar as expectativas e anseios. Para Iranildo, do PCdoB de Jacobina, que veio com o intuito de acumular experiência para levar à sua cidade, participar da Conferência é uma oportunidade muito enriquecedora.

Zélia, também do Comitê de Jacobina, reforça. “Essas discussões são necessárias, para adquirirmos cada vez mais conhecimento. É um momento ímpar”. Itana, de Ipirá, concorda. “É um momento de fortalecimento do nosso partido e de preparação para o 13º Congresso, que é o cume das discussões da base”. De acordo com Elza Melo, dirigente da APLB Sindicato e do Comitê Municipal de Salvador, a conferência aprofunda a discussão das mudanças no Brasil.

Os conferencistas destacaram ainda a importância dos debates sobre o futuro do país, principalmente diante da eclosão das classes sociais nas manifestações de rua. As discussões têm que refletir os ensinamentos do movimento. Mas, há ainda aqueles que foram além e ressaltaram a necessidade da consciência na hora de votar, para não permitir o retrocesso na história do país, a exemplo do bancário Adelmo Assis. “Vamos aprimorar o debate, rumo a um novo país nas próximas eleições. Saber escolher os representantes é de fundamental importância”.

De Salvador,
Maiana Brito