Cuba integra jovens universitários em projeto de educação sexual

Uma nova experiência de aprendizagem em educação sexual está sendo desenvolvida para os jovens de Cuba. A integração dos participantes acontece na Universidade de Ciências Informáticas (UCI), instituição situada no sudoeste de Havana, que promove juntamente com o Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex) o projeto sociocultural "Amor à segunda vista”, responsável por debater temas acerca da sexualidade e de gerar um espaço de realização e fonte de mudanças. 

Com um ano de criação, o "Amor à segunda vista” reúne estudantes universitários, professores e trabalhadores da universidade e vem conseguindo fazer com que a sexualidade seja entendida a partir da amplitude da experiência humana. O trabalho dos voluntários da Cenesex procura responder de forma didática às expectativas, preocupações e motivações que os alunos possuem com relação à saúde e direitos sexuais em um local que apresenta como seu foco o enriquecimento do currículo e a ascensão profissional.

A ideia de implementação do projeto partiu da Cenesex, criada em fevereiro de 2009 com o intuito de promover a saúde e os direitos sexuais como linha fundamental de atuação. O órgão desenvolveu uma estratégia que traça o trabalho com os jovens a partir de uma perspectiva criativa e fresca, propiciando o conhecimento científico entre os jovens e implementando mecanismos horizontais e participativos. Até o momento, já foram debatidos temas como: prostituição feminina, abuso sexual infantil, diversidade sexual, dentre outros.

O resultado da união entre a universidade e a organização transformaram os espaços e ações, colocando nas mãos dos jovens a responsabilidade para o presente e o futuro quanto aos direitos sobre seus corpos, prova de que o diálogo entre as pessoas cria um ato construtivo e de colaboração.

Fonte: Adital