BA: MEC confirma cursos superiores em cidades do interior

O Ministério da Educação (MEC) confirmou a abertura de cursos superiores nas cidades baianas de Juazeiro, Jacobina, Remanso e nos municípios da Chapada Diamantina. As informações foram divulgadas ontem (08/10), durante reunião entre o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA) e o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Speller, em Brasília.

Na pauta de reivindicações do parlamentar, a expansão do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para o município de Juazeiro, a instalação de uma unidade da universidade em Remanso e a abertura do curso de medicina em Jacobina.

Segundo Daniel, Paulo Speller anunciou que o curso de medicina de Juazeiro já foi aprovado. Restam agora, alguns entendimentos entre a reitoria da universidade e o MEC para que o mesmo seja instalado. Isso também acontece com a proposta de criação da unidade em Remanso, que está em fase de estudos.

Quanto ao pedido de um curso de medicina para Jacobina, o secretário informou já existe um estudo prévio feito pelo MEC e que a demanda foi comprovada. Agora, o ministério avalia quem assumirá a unidade, se a Universidade Federal da Bahia (UFBA) ou a Univasf.

Outra solicitação discutida durante a audiência foi a criação da Universidade da Chapada Diamantina, uma das únicas áreas do interior da Bahia que continua sem cobertura do ensino superior federal. “Este é um pedido que recebe o apoio do Governo da Bahia. O MEC reconhece a necessidade, porém ainda não tem previsão concreta para aprovação”, informou o parlamentar.

Além de Daniel Almeida, que é coordenador da Bancada da Bahia, participaram da audiência o deputado Amauri Teixeira (PT), o prefeito de Jacobina, Rui Macedo, o secretário de Educação de Juazeiro, Cleriston Andrade, e Marcos Palmeira, liderança política do município de Remanso.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Ascom Daniel Ameida