Cuba: Sistema de saúde ajuda produção de vacina contra meningite

 A diretora do Instituto Finlay de Cuba, Concepción Campa, expôs as condições que permitiram que seu país se convertesse em produtor de vacinas durante um Painel Internacional de especialistas que terminou na quarta-feira (9), na capital do Vietnã (Hanói).

O fórum reúne anualmente centros científicos dedicados à imunização em países em desenvolvimento. Os participantes estão interessados em saber como um país pequeno como Cuba teve tanto sucesso em contribuir com uma fórmula própria ao combate à meningite.

É uma solução eficaz que protege as pessoas da meningite meningocócica tipo B, aplicada com sucesso na América Latina e na África.

Concepción resumiu a fórmula em cinco fatores, que identificou como a vontade política do governo cubano, a disponibilidade de recursos humanos qualificados, a disposição de voluntários para se submeter a testes, a colaboração entre as instituições e a existência de um sistema de saúde que favorece o teste clínico efetivo.

Paralelamente à reunião, a especialista se reuniu com o presidente do Grupo revendedor de remédios AMV, Nguyen Binh Minh, e o principal executivo da firma produtora Vabiotex, Dong Tuan Dap, para compartilhar perspectivas futuras de interesse mútuo.

Fonte: Prensa Latina