Investimento da China na Europa é ressaltado em fórum bilateral

Em 2010, o investimento chinês na União Europeia (UE) ultrapassou o investimento europeu na China, uma tendência que tem se repetido nos últimos três anos devido à crise econômica global e à crise da dívida europeia. Os dados foram divulgados durante um fórum sobre a parceria e cooperação sino-europeia, realizada nesta quinta-feira (10), em Xangai.

Segundo o vice-ministro de Assuntos Europeus do Ministério do Comércio da China, Ma She, o investimento da China na União Europeia atingiu US$ 5,96 bilhões em 2010, ao passo que o investimento da UE na China chegou aos US$5,57 bilhões.

As empresas chinesas estão se expandindo a novos lugares, e o âmbito do investimento na Europa está aumentando, sublinhou Ma She, acrescentando que os países da UE elogiam esta decisão e têm facilitado o investimento chinês no continente europeu.

Em Portugal, por exemplo, o embaixador chinês Hang Songfu, foi distinguido ainda nesta quinta com um prêmio no Salão Imobiliário (Sil) 2013, na categoria de investimento estrangeiro em Portugal.
Na ocasião, o embaixador chinês prometeu mais apoio à cooperação sino-portuguesa.

No contexto da crise econômica, o país tem procurado atrair investimento estrangeiro, numa tentativa de conter a desaceleração econômica e reduzir o défice público. Entre as empresas chinesas que atuam no mercado português estão a rede elétrica State Grid e a Corporação das Três Gargantas.


Fonte: Rádio China Internacional