PCdoB paraibano abre a XV Conferência Estadual

Teve início na manhã deste sábado, 12 de outubro de 2013, no auditório Margarida Maria Alves, da FETAG,  a XV Conferência Estadual, que encerra a fase local do 13º Congresso do PCdoB.

Conferência Estadual-PB - ZéNilton
Teve início às 09:00 deste sábado, 12 de outubro, na Federação dos Agricultores do Estado da Paraíba – FETAG a XV Conferência Estadual, para deliberar sobre a temática do XIII Congresso do PCdoB. Num ambiente de grande entusiasmo dos delegados de dezenas de municípios, o presidente do Comitê cessante, Simão Almeida, dá por aberta e submete à aprovação da Conferência o Regimento Interno e a Comissão Diretora.

Em seguida o representante do Comitê Central, camarada Olival Freire que expõe de forma clara o conteúdo das teses, concluindo pela necessidade de evitar o retorno das forças de direita. Iniciados os debates 28 camaradas se pronunciaram sobre o conteúdo das teses numa demonstração uma grande unidade de pensamento. Findo o debate, os delegados aprovam por unanimidade uma Resolução Política, fixando as tarefas partidárias para o momento.

O primeiro dia da Conferência termina com os delegados debatendo o Balanço da Direção Estadual. Veja a seguir a resolução aprovada:

PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL
XV CONFERÊNCIA ESTADUAL DA PARAÍBA
Resolução Política
1. Os comunistas paraibanos reunidos na sua XV Conferência Estadual, após apreciação do temário contido na ordem do dia do 13º Congresso do PCdoB e observando a sua tradução para a realidade paraibana expressam o seguinte entendimento:

2. O desenvolvimento do ciclo político iniciado com a eleição de Lula em 2002, mostra-se no essencial positivo, o que indica para as forças populares, democráticas e progressistas o objetivo de lutar pela reeleição da Presidenta Dilma Rousseff. As conquistas alcançadas nos últimos 10 anos de governos democráticos (Lula e Dilma) trouxeram melhorias reais de qualidade de vida para os trabalhadores e a população mais pobre e elevaram o Brasil à condição, inédita em sua história, de se relacionar soberanamente na cena internacional. Garantir a continuidade com aprofundamento das mudanças que o Brasil precisa e o povo reclama, é tarefa fundamental de todas as forças comprometidas com o desenvolvimento brasileiro. Cabe a nós comunistas multiplicarmos e concentrarmos nossas inteligências e energias para a vitória desta grande batalha política. Não permitir que a direita neoliberal se reinstale no poder nacional é condição essencial para o futuro de nosso país.

3. Componente indispensável para o sucesso desta empreitada é o impulso da luta popular por mais mudanças e mais conquistas. A mobilização dos trabalhadores, da juventude, mulheres pode acelerar as reformas democráticas e é garantia de persistência no rumo das transformações sociais. Os comunistas estarão em seus postos ao lado do povo, fortalecendo suas entidades representativas e movimentos independentes para impulsionar a luta e fazer recuar a direita neoliberal, construindo o caminho para a superação da atual ordem injusta que refreia o potencial transformador por igualdade e justiça social.

4. Estamos cientes de que a existência de um Partido Comunista forte, influente, respeitado, é condição indispensável para o fortalecimento da luta pelas mudanças com mais soberania, democracia e valorização do trabalho. O crescimento do PCdoB na luta institucional, assim como nas lutas sociais é, pois, tarefa inadiável. Por isto, é nossa meta nacional, além de reeleger Dilma, ampliar significativamente nossas bancadas de deputados estaduais, federais e no senado, além de eleger um governador de Estado.

5. O PCdoB da Paraíba, nesta Conferência, posiciona-se para cumprir seu papel, buscando a acumulação de forças através de maior protagonismo político. Apresenta um Projeto Eleitoral que vem sendo construindo por muitas mãos em todo o estado e que tem por objetivo eleger deputados estaduais e um deputado federal . Para tanto constrói sua chapa própria para a Assembleia Legislativa. Para o êxito deste plano é tarefa da mais alta prioridade o engajamento de todos os membros do Partido. Do mais novo filiado ao mais alto dirigente, de Cabedelo a Cajazeiras, dos vereadore(a)s e vice-prefeito(a)s, dos gestores; dos homens, das mulheres, dos jovens e de todos que escolheram esta gloriosa legenda partidária para ajudar na construção deste pais que queremos, o melhor para seus filhos e filhas.

6. Em nosso estado vislumbra-se a divisão das forças da base do governo Dilma, com mais de uma candidatura a governador, o que coloca um problema a mais para nós comunistas, que temos como definição apoiar com todas as forças o projeto nacional encabeçado pela Presidenta e derrotar a direita neoliberal: buscar a recomposição do campo da base do Governo Dilma e reaglutinar as legendas deste campo. Deverá, para tanto, dialogar com todas as forças políticas e sociais que compõem a base do Governo Dilma.

Neste cenário o PCdoB da Paraíba deverá definir sua posição sem meios termos. Levará em conta três parâmetros que deverão ser observados de forma articulada, como um conjunto, conforme a nossa experiência política. Deverá realizar aliança, de caráter programático, com aquela candidatura majoritária de nosso campo:

– que garanta plenamente a campanha da Presidenta Dilma, oferecendo ao Partido reais condições para o seu desenvolvimento como uma campanha de massas;
– Que estabeleça as necessárias condições objetivas para que o Partido possa sair vitorioso nas eleições para Deputado Estadual e Deputado Federal;
– Apresente o melhor programa de governo que fortaleça o projeto nacional e aponte para o desenvolvimento da Paraíba.

7. Uma pré-condição para sairmos vitoriosos em 2014, será nossa capacidade de construir chapa própria estadual ampla, forte e competitiva e apresentar candidatura(s) a federal em coligação, com condições políticas, estruturais e de alianças capazes de realmente entrar na disputa vitoriosamente.

Camaradas,
8. É hora de alargar nossas alianças, resguardadas nossas características. É hora de ousar lutar, ousar crescer, ousar vencer. Em torno deste projeto – ousado, mas ao mesmo tempo realista – a Direção Estadual e todos os quadros dirigentes e lideranças do Partido devem construir uma sólida unidade partidária, conquistar o coletivo partidário e as massas do nosso povo, condição fundamental para nossas vitórias, hoje, amanhã e sempre.
 

João Pessoa, 13 de outubro de 2013

A Conferência Estadual do PCdoB – PB