PCdoB reúne lideranças estaduais pelo desenvolvimento de Minas

Comunistas de diversas regiões de Minas Gerais reuniram-se neste sábado (12), em Belo Horizonte, em torno dos debates das Teses do 13º Congresso Nacional do PCdoB. O ato político de abertura mostrou a força e o êxito dos comunistas mineiros em liderar a articulação das forças políticas do estado em defesa de um projeto que avance nas conquistas dos dez anos de governos democráticos no Brasil e que seja capaz de reorientar Minas nos rumos do desenvolvimento.

De Belo Horizonte. Mariana Viel

A presença de importantes lideranças do cenário político estadual na atividade evidenciou a capacidade do Partido de unir e aglutinar diferentes frentes de luta. O ato, realizado na Assembleia de Minas, teve a presença do ministro do desenvolvimento econômico, Fernando Pimentel, do prefeito da capital Márcio Lacerda (PSB), do deputado federal Saraiva Felipe, presidente do PMDB, do deputado federal e presidente do PT-MG, Reginaldo Lopes, além de outros deputados de diversas siglas. 

O ministro Fernando Pimentel – pré-candidato do PT ao governo de Minas – ressaltou a coerência e o compromisso do Partido mais antigo do Brasil com a construção de uma nação mais justa e solidária. Ele afirmou que o Brasil é hoje um país melhor para o povo viver e que é necessário colocar Minas nesse caminho. “Juntos podemos apresentar uma alternativa diferente. Que faça em Minas o que Lula e Dilma têm feito para o Brasil”.

O prefeito da capital falou o papel dos comunistas na valorização da atividade política e na defesa do povo brasileiro. Ele exaltou ainda a atuação do PCdoB à frente do Ministério do Esporte e na preparação do Brasil para receber a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Para o deputado Reginaldo Lopes as manifestações que ganharam as ruas de diversas cidades brasileiras em junho deste ano colocaram um ponto final na estratégia falida representada pelo senador mineiro Aécio Neves e o PSDB. “O que está em discussão hoje é como avançar mais nas conquistas e, nesse debate, nosso parceiro histórico e estratégico é o PCdoB. Vamos precisar da clareza e do compromisso do PCdoB para que continuemos mudando o Brasil”.

O prefeito comunista de Contagem, Carlin Moura, falou que PCdoB vive um momento especial fruto de um ciclo virtuoso liderado pelo ex-presidente Lula e pela presidenta Dilma. Ele explicou que a Prefeitura de Contagem trabalha em sintonia com o Projeto Nacional de Desenvolvimento e vivencia um momento de pleno emprego e da construção de políticas de assistência e acolhimento a população mais excluída.

Segundo Carlin, Contagem, que é a segunda mais importante cidade do estado, tem o desafio da mobilidade urbana, da ampliação do metrô, da construção de novas avenidas e trincheiras e tem encontrado as portas do governo Dilma abertas através do PAC da Mobilidade. “Precisamos trabalhar para manter a aliança progressista e dos trabalhadores e garantir que o Brasil continue no rumo do progresso. Se muito vale o que fizemos até aqui, mais ainda valerá o que vamos fazer”.

Direção nacional

O representante do Comitê Central do PCdoB e secretário nacional de Meio Ambiente, Aldo Arantes, iniciou a atividade política afirmando que a última década de governos liderados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela presidenta Dilma logrou importantes avanços na economia, na distribuição de renda, na valorização do salário mínimo, no emprego pleno e na soberania do Brasil.

Ele explicou, no entanto, que as manifestações que ganharam as ruas das principais cidades do país em junho deste ano apontam para a necessidade de “mais e maiores avanços”. O PCdoB defende que a única maneira de assegurar ao Brasil um novo salto de desenvolvimento é através da aprovação das reformas estruturais.

Aldo disse que o país vive uma crise de representação política que só poderá ser superada com mudanças profundas e citou a democratização dos meios de comunicação como uma das principais reformas que ao encontro das demandas das ruas. “A mídia hoje fala o discurso das elites e não o discurso da juventude, dos trabalhadores e das mulheres. Essa é uma questão nuclear para os avanços democráticos do Brasil assim como a reforma tributária e a reforma política, que é a mãe de todas das reformas”.

“O 13º Congresso do PCdoB reflete sobre os dez anos de governos democráticos e populares e irá indicar os novos passos que deveremos dar. O PCdoB vai dar a sua contribuição como tem dado nos momentos mais importantes da história do Brasil”.

PCdoB Minas

O processo de Convenção estadual envolveu cerca de seis mil militantes do PCdoB em mais de 200 cidades mineiras. Participaram das atividades militantes, representantes de movimentos sociais e sindicais, vereadores e prefeitos comunistas de dezenas cidades do estado.

Os deputados estaduais Mário Henrique Caixa e Celinho do Sinttrocel, representantes do PCdoB no Parlamento estadual, falaram do desafio do Partido de dobrar a bancada comunista na Assembleia de Minas. Eles também reafirmaram o compromisso de reeleger a presidenta Dilma e de lutar por um novo governo para Minas Gerais. “O PCdoB vive hoje um momento forte e estamos juntos para construir uma Minas melhor”, afirmou Celinho.

O futuro presidente da legenda comunista em Minas, Wadson Ribeiro, saudou o coletivo partidário que se envolveu na construção da Conferência. Ele fez um agradecimento especial à presidenta do comitê estadual cessante, a deputada federal Jô Moraes e disse que o PCdoB sai deste processo de conferência muito mais forte do que quando ela assumiu o comando da legenda no estado. Ele ressaltou o processo de plenárias que envolveu municípios de todas as regiões do estado. “Estamos vivendo um processo muito rico de conferência e não é simples um partido debater as suas próprias questões, as questões do país e as estado. Esta convenção tem a marca da nossa política e do projeto político que nós queremos para o Brasil”.

“Precisamos dotar o país de condições para a retomada de seu desenvolvimento. A modernização da oposição e do PSDB significa o fim da inclusão social. Vamos construir em Minas a vitória dos setores democráticos contra o PSDB. Precisamos que novas forças políticas se unam para derrotar um projeto que tem empobrecido o nosso estado. Através dos nossos debates vamos armar a nossa militância e colocar o PCdoB no protagonismo dessa disputa”, completou Wadson.

Depois do ato político, foi realizada uma homenagem à presidenta Jô Moraes. Um vídeo foi apresentado, mostrando a trajetória de Jô e depoimentos de militantes que conviveram com Jô nesta caminhada, como camaradas que militaram com Jô na resistência à ditadura. Depois de algumas falas que a homenagearam, Jô subiu a tribuna para agradecer. Com a voz engasgada e lágrimas escorrendo no rosto, Jô lembrou alguns marcantes momentos dos anos em que ficou à frente do comando do PCdoB mineiro.