Agradecimento de Dona Lourdes

Leia a seguir a íntegra do agradecimento de Dona Lourdes Miranda Albuquerque, agraciada com a Comenda Bergson Gurjão durante a abertura da 21ª Conferência Estadual do PCdoB-CE:

Às autoridades presentes.

Palavras de Dona Lourdes Miranda Albuquerque ao receber a Comenda Bergson Gurjão Farias que lhe foi outorgada pelo Partido Comunista do Brasil por ocasião da realização de sua 21a. Conferência Estadual, no dia 12 de outubro de 2013, no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.

Aos representantes de entidades e partidos políticos.

Aos dirigentes e militantes do PC do B.

A todos os membos da mesa.

Aos companheiros e companheiras de tantas lutas.

Às amigas e amigos.

À minha família.

A todos os presentes.

Recebo esta medalha como uma homenagem prestada a toda a minha família, ao meu marido, de quem sou viúva, Mário Albuquerque, que militou no Partido Comunista do Brasil desde os anos 30, aos meus filhos, genros e noras que foram presos, como o Pedro, Mário, Nádja, Célio, Valdemar, Vera e Tereza e aos filhos que sofreram com os sofrimentos deles e com o meu : Niedja, Neidja, Nadedja, Wilson e Joana Maria. Compartilho essa satisfação, também, com os meus demais genros e noras e com meus netos e bisnetos.

Cuidar de uma família muito grande como a minha, e com poucos recursos, já era uma tarefa muito difícil de ser enfrentada naquela época. E, além disso, ter de enfrentar a ditadura, essa tarefa tornou-se quase insuportável.

E foi justamente esse sacrifício que me fez crescer como mãe e como mulher. Foi nessa luta desigual que os valores que sempre orientaram nossa família deram-me a força e a coragem tão necessárias para enfrentar o medo.

No seio da nossa família, ser de esquerda sempre significou maneiras de agir ao longo da vida: ser solidário, não ter ganância, ser honesto, ficar ao lado dos explorados, cultivar a fraternidade, não nutrir sentimento de superioridade na relação com nossos semelhantes, tratar a todos com igualdade, desejar o bem de todos, querer justiça para os injustiçados e saber respeitar e ouvir o pensamento do outro. Significa, também, lutar para que a justiça seja feita com relação aos que prenderam, torturaram e mataram tantos jovens que lutaram para mudar o Brasil, cujo exemplo maior é Bergson Gurjão Farias. Se ser comunista inclui todos esses valores, eu posso garantir a todos vocês que na nossa família todos somos comunistas.

Recebo com muito orgulho a Comenda Bergson Gurjão Farias como um estímulo para que eu continui a fortalecer esses valores e acreditar no futuro, pois foi por esses valores e crença que Bergson deu a vida. Meu passado é meu alicerce mais seguro que me faz sonhar com o amanhã. E vejo, em cada um de vocês que aqui estão presentes, o futuro que está nascendo e do qual me sinto parte aos 91 anos de idade, o mesmo tempo de vida do Partido Comunista do Brasil.

Muito obrigado ao PC do B e a seus dirigentes a quem agradeço nos nomes do Patinhas e Noélia, Inácio Arruda e Terezinha, Chico Lopes, João Ananias, Benedito Bizerril, Messias Pontes, Luis Carlos Antero, Helena Monteiro e Chico Monteiro (em memória).

Leia também:
Benedito Bizerril: Dona Lourdes, história de luta por liberdade