Homenagem: Lourdes Albuquerque recebe Comenda Bergson Gurjão

Durante a solenidade de abertura da 21ª Conferência Estadual, o PCdoB-CE prestou uma homenagem à brava e histórica militante comunista, Maria de Lourdes Miranda Albuquerque, a Dona Lourdes, concedendo-lhe a Comenda Bergson Gurjão.

Aos 91 anos, ela é a confirmação da frase do pensador Friedrich Nietzsche, “aquilo que não me mata, só me fortalece”, pois depois de acompanhar a prisão de quatro dos nove filhos, de um genro e duas noras durante o regime militar, Dona Lourdes continua firme nos seus ideais de que valeu a pena lutar por um Brasil mais justo.

Dona Lourdes chegou ao auditório da Faculdade de Direito da UFC, local da Conferência, acompanhada de familiares. Simpática e serena, ela disse que estava muito emocionada com a homenagem e adiantou que o filho faria o agradecimento por ela. “Recebo com muito orgulho a Comenda Bergson Gurjão, pois ele deu a vida porque acreditava no futuro melhor para o Brasil”.

Benedito Bezerril, membro do Comitê Estadual e representante da Fundação Mauricio Grabois no Ceará, leu uma homenagem a Dona Lourdes. Ele destacou a trajetória dessa mulher guerreira e da firmeza com que enfrentou os tempos difíceis do regime militar, a tripla jornada de trabalho para sustentar a família, a doença do marido. Mesmo assim, nunca desanimou.

Para ela, que vivenciou o sofrimento em ver os filhos presos, a maior alegria foi tê-los de volta, mesmo sabendo que a luta continuava. Em defesa da democracia, Dona Lourdes participou dos movimentos políticos pela Anistia, Diretas Já, Fora Collor. Dona Lourdes continua interessada em política e acompanha tudo pelos jornais e revistas, nas leituras diárias.

Dona Lourdes nasceu em Granja em 27 de julho de 1922. Mas foi em Chaval que passou sua infância. Aos 18 anos conheceu o comunista Mário Albuquerque com que se casou depois de dois meses de namoro e teve nove filhos. Em 10 de agosto de 2012, aos 90 anos, recebeu o Troféu Anistia, comenda da Comissão Nacional da Anistia do Ministério da Justiça.

A comenda

A Comenda Bergson Gurjão é uma honraria que já faz parte da programação das Conferências Estaduais do Partido no Ceará. Instituída em 2009, é conferida a “pessoas ou instituições que se empenharam em prol da dignidade humana, do bem estar do povo, da democracia, da liberdade e de um Brasil justo”.

De Fortaleza,
Fátima Guimarães (Especial para o Vermelho/CE)

Leia também:

Conferência Estadual PCdoB/CE defende união para reeleger Dilma

José Reinaldo: “O PCdoB nasceu, vive e prosseguirá na luta”