Conferência Estadual PCdoB/CE defende união para reeleger Dilma
O PCdoB apresenta nas suas teses a proposta de formação de um amplo bloco de afinidades de esquerda, agregando diversos partidos e vários setores da sociedade. Uma plataforma comum, aglutinadora, para avançar nas mudanças e derrotar as forças conservadoras na batalha eleitoral de 2014.
Publicado 12/10/2013 19:53 | Editado 04/03/2020 16:27
"É momento de pensar grande, deixando de lado veleidades menores, particularistas ou hegemonistas. O segredo da vitória é saber somar forças políticas, garantir a cada uma dessas forças espaços já conquistados e possibilidades de crescimento. Essa é a visão que os comunistas têm da construção de um projeto maior para o nosso Brasil", reforçou Patinhas, no discurso de abertura da Conferência, que homenageou o histórico militante Pedro Pomar e Dona Lourdes Albuquerque, de 91 anos de idade, com histórica atuação no movimento pró-anistia, e debaterá as teses para o 13o. Congresso do PCdoB, a ser realizada em São Paulo, de 14 a 16 de novembro.
Na Conferência Estadual, que segue até este domingo, 13/10, será eleita a nova direção do PCdoB no Ceará. Participam da Conferência Estadual, uma das maiores já realizadas no Ceará, 390 delegados, eleitos em 116 Conferências Municipais. Incluindo os membros do Comitê Estadual do PCdoB e convidados, o número de participantes chega a aproximadamente 500. Entre as lideranças políticas do PCdoB, o senador Inácio Arruda, os deputados federais Chico Lopes e João Ananias, o deputado estadual Lula Morais, o vereador e líder do prefeito na Câmara Municipal de Fortaleza, Evaldo Lima; o secretário do Procon Fortaleza, George Valentim; o secretário estadual de esportes, Gilvan Paiva; o ex-secretário estadual de Saúde, Arruda Bastos; o presidente do Comitê Municipal de Fortaleza, Francinet Cunha, e o suplente de deputado estadual Dr. Pierre.
Representando o Comitê Central do PCdoB, José Reinaldo de Carvalho, secretário nacional de comunicação do partido, reforçou a necessidade de manter a coesão do projeto progressista e popular e avançar nas conquistas, com a reeleição da presidenta Dilma em 2014. "Nada justifica o rompimento da coalizão em torno da presidenta Dilma. Nada justifica subtrairmos forças a esta coalizão, no momento em que o Brasil necessita da continuidade dessa experiência, da gestão vitoriosa da presidente Dilma", ressaltou. "Precisamos caminhar para a quarta vitória do povo brasileiro nas urnas em 2014 e é em torno da liderança da presidenta Dilma que nós vamos cumprir esse objetivo".
O balanço dos dez anos dos governos progressistas de Lula e Dilma é um dos temas de teses propostas para o Congresso do PCdoB, juntamente com o debate sobre a crise na estrutura do capitalismo no mundo em transição e a nova luta pelo socialismo.
Contexto político
Ainda no Ato Político que abriu a Conferência Estadual, o senador Eunício Oliveira destacou a trajetória de proximidade entre seu partido e a legenda comunista, lembrando que muitos integrantes do PCdoB, clandestino durante a ditadura militar, encontraram abrigo no PMDB. Ressaltando as lutas ao lado de Inácio Arruda – "um grande companheiro no Senado", Eunício agradeceu pelo apoio do PCdoB. "Somos aliados há muitos anos. Que continuemos aliados".
O deputado federal Mauro Benevides (PMDB), um dos elaboradores da Constituição que agora completa 25 anos, ressaltou a ação aguerrida de Chico Lopes e João Ananias na Câmara dos Deputados e a luta pela reeleição do senador Inácio Arruda. "Esperamos que o partido possa manter sua representatividade na Câmara Alta, com Inácio, que deseja retornar e, tenho certeza, vai retornar".
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PROS), também agradeceu pelo apoio do PCdoB à sua eleição, no segundo turno, e pela participação do partido em vários setores da administração da capital cearense, da habitação à cultura, da defesa do consumidor à liderança do Executivo na Câmara Municipal. "Votei várias vezes no Inácio na vida e brinquei, no segundo turno da eleição do ano passado, que ele tava precisando retribuir uma vez. E o PCdoB deu uma contribuição muito importante na nossa eleição", reforçou Roberto Cláudio. "Tenho uma relação de eleitor, de muitos anos, com o PCdoB".
O prefeito frisou que caminha junto com o PCdoB rumo à reeleição da presidenta Dilma. "Somos companheiros de uma mesma tese. Acreditamos que com o Lula e com a Dilma o País avançou. Nosso Brasil hoje é orgulhosamente menos desigual, mais autônomo e independente internacionalmente. Neste momento em que um atraso, do ponto de vista ideológico, tenta seduzir parte do sentimento progressista, de esquerda no País, é muito importante que a gente relembre as conquistas do governo do presidente Lula e da presidente Dilma", conclamou Roberto Cláudio. "Sem esquecer as contradições, mas sem deixar que tempos antigos, de pouca democracia, de força e predomínio das elites, de pouca sensibilidade ao desenvolvimento do Nordeste, possam voltar", delimitou.
"Minha palavra é essa, de gratidão, de afinidade, de respeito,de compromisso com o fortalecimento do PCdoB, mas sobretudo de crença que as nossas alianças têm ajudado a construir um país mais justo, menos pobre e menos desigual. Parabéns ao PCdoB".
Contra as forças do atraso
Representando o CEBRAPAZ, a médica Teresinha Braga se associou às homenagens a Dona Lourdes Albuquerque – "Sou testemunha do seu trabalho, da sua luta, da sua jovialidade, mesmo aos 91 anos". Teresinha reforçou a importância de o Brasil "avançar na democracia, atendendo aos interesses do povo brasileiro, com as mulheres assumindo protagonismo na história". "O PCdoB vai continuar trabalhando para a construção da democracia. Para que em 2014 possamos reeleger nossa presidenta Dilma. Não é fácil, porque as forças que querem o atraso estão aí, não estão mortas. Mas nós saberemos dar nossa contribuição e vamos vencer".
O senador Inácio Arruda falou em nome dos parlamentares, prefeitos e vereadores do partido e também destacou a necessidade de intensificar a mobilização pró-Dilma em 2014. "Elegemos o presidente Lula, que teve muitas virtudes e evidentemente suas dificuldades também. Mas se a gente examinar o que foi conseguido no espaço de oito anos, que é curto, do ponto de vista histórico, a gente vai ver como o Brasil avançou. Conseguimos incluir milhões de pessoas, com o governo Lula garantindo que as pessoas tivessem direito a três refeições por dia e que os filhos dos trabalhadores pudessem chegar à universidade", afirmou.
Inácio fez menção à ligação entre os contextos políticos local e nacional. "É esse nosso desejo, senador Eunício Oliveira: todo mundo num palanque só. Se não der certo num palanque só, que a gente mantenha sempre uma ponte para continuar nesse projeto maior do povo brasileiro, que é a reeleição da presidenta Dilma", enfatizou Inácio.
"Que a gente caminhe juntos nessa batalha de garantir a eleição da nossa presidente e, em termos de PCdoB, de quem sabe eleger 20 deputados federais. É nossa responsabilidade aumentar essa bancada, pegar Chico Lopes e João Ananias e colocar de volta no Congresso nacional no próximo ano. E eleger três deputados estaduais no Ceará", acrescentou. "Precisamos eleger uma grande bancada na Assembleia Legislativa, na Câmara Federal e também no Senado".
Outras lideranças
Representantes de outros partidos – como Jaime Cavalcante (PP), Francisco Soares (PDT) e João da Cruz (PV) – também participaram do Ato Político de abertura da Conferência Estadual do PCdoB. Prefeitos como os de Crateús (Carlos Felipe), Santana do Acaraú (Eldinha), Potengi (Samuel Alencar), São Benedito (Gadyel Gonçalves), Paracuru (Sidney Gomes). O presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Luciano Simplício; o representante da União Nacional dos Estudantes (UNE), Ivo Braga; a médica Teresinha Braga, do CEBRAPAZ; Francileuda Soares, da União Brasileira de Mulheres (UBM); Rudiney de Sousa, dirigente da União da Juventude Socialista (UJS) também compareceram ao ato. Entre outros nomes, a abertura da Conferência também contou com a participação do deputado estadual Sérgio Aguiar (PROS). A Conferência Estadual do PCdoB cearense continua neste domingo.
De Fortaleza,
Dalwton Moura (Especial para o Vermelho/CE)