Conferência Estadual inicia votação das teses

 

A 18ª Conferência Estadual do Partido Comunista do Brasil no Rio de Janeiro seguiu com seus trabalhos durante este sábado (12). Depois de oficializar o lançamento da pré-candidatura da Deputada Federal Jandira Feghali, os delegados iniciaram debate sobre o balanço da última gestão do Comitê Estadual e sobre as perspectivas do partido para os desafios que se avizinham.

Coube ao atual presidente estadual do Partido João Batista Lemos e à sua antecessora, a atual Secretária de Política para as Mulheres da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Ana Rocha, darem início ao debate. Batista defendeu a necessidade da construção de “uma nova maioria política no Estado com um núcleo dirigente de esquerda” e o desenvolvimento de uma política de quadros como tarefa central para a reorganização partidária. O presidente estadual do PCdoB-RJ encerrou sua fala citando o líder comunista italiano Antonio Gramsci, dizendo:

“- Uma verdade só é fecunda quando se fez um esforço para conquista-la.”

Após o ponto foram debatidas algumas emendas da tese que servia de base para a conferência. Com debates acalorados e bem qualificados, o PCdoB Rio de Janeiro aprovou sua posição contrária à EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) e uma moção de apoio à luta dos profissionais da educação, que se encontram em Greve tanto na rede municipal, quanto na rede estadual.

A Conferência Estadual, em desdobramento dos debates que já tinham confirmado a pré-candidatura da Deputada Jandira Feghali ao Governo do Estado, decidiu pela entrega dos cargos no Governo Estadual e pela realização de um encontro estadual para discutir o programa que servirá de base para a construção da candidatura comunista ao Governo do Rio de Janeiro.

A conferência estadual continua amanhã, com a votação de outras emendas da tese, eleição dos delegados à conferência nacional e da nova direção estadual do Partido Comunista do Brasil.

Por José Roberto Medeiros