Angela Albino é reeleita presidenta do PCdoB/SC

Nos dias 12 e 13 de outubro, na sede da FETAESC, em São José, delegadas, delegados e militantes se reuniram na 16ª  Conferência Estadual do PCdoB/SC. Esta atividade contou com a presença da militância comunista no estado, de todas as regiões.

XVI Conferencia Estadual do PCdoB/SC reuniu militância pra discutir projeto político e oraganizaçao partidária


A Conferencia estadual do partido teve uma participação fundamental da militância no estado, com mais de 1500 filiados mobilizados desde as reuniões dos organismos de base, conferências municipais e a própria conferencia estadual.

A XVI Conferencia Estadual do PCdoB/SC propiciou à militância um ambiente muito rico e qualificado de debate político e também um momento de avaliação coletiva da atuação partidária nos últimos dois anos.

No momento do debate das teses que aconteceu no sábado, 12, teve ampla participação de todas e todos presentes na conferência, que aconteceu na sede da FETAESC – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina, em São José. Após debater os 10 anos de governos populares “Lula/Dilma”, que transformaram nosso país num novo Brasil, e o papel do PCdoB nesse novo cenário, foram apresentadas diversas emendas para adição, alteração e substituição às teses nacionais.

No âmbito estadual, foi feito o debate sobre a avaliação coletiva da atuação do partido no últimos dois anos. O crescimento do partido é resultado de uma série de ações mais ousadas, desde a criação das Coordenações de Macro-Regiões no estado, criação direções municipais do partido em quase 70 cidades, o lançamento de candidaturas ao legislativo municipal nessas cidades, e o objetivo de alcançar 20 vereadores eleitos. Apesar de o partido ter eleito apenas 9 vereadores no estado, a influência política do PCdoB aumentou consideravelmente com os resultados nas urnas em 2012, e também com a participação nos governos municipais em mais de 20 municípios.

O partido fez duras críticas à falta de diálogo e tato com os Movimentos Sociais, e às políticas econômica-sociais do governo do estado, que tem se apresentado insuficientes para atenderem as demandas da educação, saúde e segurança do povo catarinense.

Sobre o projeto político para 2014, o PCdoB tem nomes para apresentar candidatura própria para o Governo do Estado e tem sido debatido muito nos últimos meses sobre essa possibilidade se tornar real em 2014. O PCdoB busca manter sua vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina com chapa própria a Deputado Estadual, e empregará todos os esforços possíveis para ocupar uma vaga na Câmara Federal, elegendo Angela Albino Deputada Federal.

Com bastante unidade no projeto político, cientes dos desafios a serem enfrentados em 2014, as delegadas e delegados votaram em todas as teses e projetos de forma democrática e consensualizada após muito debate, e elegeram a direção para o próximo biênio 2013/2015. A Deputada Estadual Angela Albino foi reeleita presidenta do partido, juntamente a um coletivo de 51 dirigentes, onde as mulheres avançaram desde a última conferencia, ocupando 40% de espaço na nova direção.
 


Direçao Estadual do PCdoB/SC eleita para o biênio 2013/2015
"Sem dúviga alguma o Brasil mudou consideravelmente, conquistamos vitórias importante de cunho econômico e social no Brasil, mas precisamos avançar mais. Não podemos permitir retrocesso, e o debate interno que temos feito em todos os estados brasileiros é justamente sobre o papel do PCdoB nesse processo de pressão que o governo precisa para dar uma guinada rumo a um avanço significativo das mudanças já conquistadas" afirma Socorro Gomes, representante do Comitê Central para acompanhar a conferência.
 
O debate também se concentrou na organização partidária, a preocupação com a expansão do partido e o desafio em manter o controle político sempre avançado e acertado, além é claro, da política de quadros no processo de formação da militância. "A política de quadros é tão fundamental para o partido quanto o oxigênio para o ser humano. Precisamos fortalecer e dar uma atenção maior a essa questão. A juventude do partido que atua no movimento estudantil é uma grande escola de formação e tem formado todos os dias guerreiros e guerreiras de ponta. Mas precisamos compreender que a nossa situação hoje é fruto de um processo dos últimos anos. O nosso desafio é fazer com que possamos conquistar mentes e corações da juventude que ainda não está no partido, dentro das escolas, fábricas e universidades!" afirma Darwin de Assis, responsável pelo Depto de Quadros do PCdoB/SC
 

Edna Benedet, Vereadora de Içara, Simone Lolatto, Secretária Estadual de Mulheres 
e Estela Cardoso da UNEGRO
Nesse processo de formação de quadros, também perpassa o debate de empoderamento das mulheres nos espaços de poder, e as mulheres tiveram um papel muito importante em toda a conferência, comandando nas intervenções, quanto dirigindo as mesas de debate. "Nós temos um partido que tem acima dos 30% de mulheres em sua direção e buscamos aumentar sempre mais a participação das mulheres qualificadamente nesses espaços dentro do partido e também fora dele!" Lélly Vanderlinde, que é dirigente municipal do PCdoB de Florianópolis. Para Simone Lolatto a participação das mulheres na conferência foi ainda mais significativa pela conquista em eleger mais mulheres que no mandato anterior. "Elegemos 40% de dirigentes mulheres, rumo a paridade se em artificialismos". Com a frase na ponta da lingua em muitos discursos "sempre uma a mais nunca uma menos", as mulheres eufóricas com mais esse avanço e demonstração de amadurecimento partidário, gritavam a palavra de ordem: "Rumo à paridade! Rumo à paridade!"
 
Mulheres nos espaços de poder. Mais políticas pras mulheres, mais mulheres na política
No segundo dia de conferência, ao utilizar a tribuna, a Deputada Angela Albino destacou qual a prioridade máxima dos comunistas no próximo período: "O maior e mais importante projeto do PCdoB é o de reeleger Dilma Rousseff Presidenta do Brasil. Essa é a palavra de ordem que toda e todo comunista tem como prioridade nesse próximo período!" afirmou num de seus discursos.

Nova direçao estadual 2013/2014, eleita na XVI Conferência Estadual do PCdoB/SC:

01 – Ana Janaina Medeiros -Gaspar
02 – Ana Paula Luz – Joinville
03 – Angela Albino – Florianopolis
04 – Arnaldo Zimmermann – Blumenau
05 – Bernardo Joffily – Florianopolis
06 – Carlos Acordes – Dé – Criciúma
07 – Cesar Antonio Valduga – Chapeco
08 – Clarissa Do Nascimento Peixoto – Florianopolis
09 – Claudenir Sutil De Oliveira – Otacilio Costa
10 – Darwin De Assis -Florianopolis
11 – Dérique Honn – Chapeco
12 – Divo Guisoni – Florianopolis
13 – Douglas Sebastião Espindola Mattos – Criciuma
14 – Edimiter Aguiar Thereza – Praia Grande
15 – Edna Benedet Da Silva – Içara
16 – Edson Camargo – Florianopolis
17 – Elenira Oliveira Vilela – Florianopolis
18 – Estela Maris Cardoso – Florianopolis
19 – Fernando Espindula – Ararangua
20 – Flavio De Souza Da Silva – Florianopolis
21 – Janete Ely – Florianopolis
22 – Jean Carlo Leutprecht –Jaraguá do Sul
23 – João Ghizoni – Florianopolis
24 – Joice Pacheco – Jaragua do Sul
25 – José Sarmento – Blumenau
26 – Jouhanna do Carmo Menegaz – Florianopolis
27 – Jucelio Paladini – Florianopolis
28 – Juleide Dias De Almeida Correa – Xanxere
29 – Leandro Schilipake – Joinville
30 – Leandro Souza De Matos – Caçador
31 – Leonidas Dos Santos – Gaspar
32 – Lucas Silveira Casagrande – Criciuma
33 – Marcelo Werner – Itajaí
34 – Maria Doroteia Maçaneiro – Criciúma
35 – Noeli Woloszyn Brum De Oliveira – Concordia
36 – Odair Rogério Da Silva – Florianopolis
37 – Olivia Rangel Joffily – Florianopolis
38 – Paulinho Da Silva – Chapeco
39 – Raquel Felau Guisoni – Florianopolis
40 – Ricardo Camargo Vieira – Florianopolis
41 – Rita Matos Coitinho – Florianopolis
42 – Ronald Dos Santos – Florianopolis
43 – Sara Jane Ternes – Itajaí
44 – Sérgio Roberto Scheffer – Chapeco
45 – Sidney Pavesi – Brusque
46 – Simone Lolatto – Florianopolis
47 – Thays Gabriela Campos – Florianopolis
48 – Vanderson Rodermel (Vander) – Florianopolis
49 – Vilmar Comassetto -Concordia
50 – Yuri Becker Dos Santos – Florianopolis/Brusque
51 – Zilda Martins De Quadros – Chapeco

*Vermelho/SC
Fotos: Giovani Santos