Sem categoria

André Faria: Diferenciar o PCdoB do PT

Camaradas é com imenso interesse que tenho lido as Teses e as opiniões publicadas nesta Tribuna. Infelizmente não tenho para escrever o mesmo tempo que desprendi nessas leituras (dado o encerramento do prazo para novas publicações).
Minha contribuição aqui é modesta. Quero fazer uma sugestão.
Por André de Queiroz Faria*

O Partido tem um portal de notícias na Internet que é referência obrigatória para a esquerda. Nos desvinculamos da CUT para defender nossa concepção classista em uma nova e combativa central (desmembramento que não nos impediu de exercer papel destacado na aglutinação de todas as centrais em torno de bandeiras comuns dos trabalhadores). Temos atuação parlamentar fiel ao Governo, mas independente – a exemplo do debate em torno da Reforma do Código Florestal. Recentemente lançamos pré-candidatos aos governos estaduais do Rio de Janeiro e de São Paulo. É nítido que há um esforço do Partido em se destacar, sem assumir posições meramente sectárias ou oportunistas.

Mas por que não fazemos este esforço também em nossos programas partidários e eleitorais que veiculam na mídia?

Percebo nesses programas um grande esforço do Partido em nos vincularmos aos êxitos dos governos de Lula e Dilma. O que é correto. Porém, não vejo nesses mesmos programas um esforço de demonstrar ao público quais são as diferenças entre o PCdoB e o PT, além do fato de sermos um Partido com nove décadas de história.

Por exemplo, por que não afirmarmos que somos orgulhosos dos avanços obtidos nos últimos dez anos, porém temos severas críticas à política econômica? Por que não explicitamos em um programa a influência do poder econômico sobre o processo eleitoral, que formam no Congresso bancadas empresariais até quatro vezes maiores que as bancadas sindicais? Por que não expormos que o Governo é formado por contradições – e que o fortalecimento do PCdoB é instrumento para que esse Governo se volte mais à esquerda?

Será que nos recusamos a fazer a crítica por crermos que o povo não entenderá a mensagem? A impressão que tenho ao ver boa parte das propagandas do Partido (destinadas a incrementar nossa base eleitoral) é que estamos ganhando votos para o PT.

É a provocação que faço ao Partido.

André de Queiroz Faria é Membro do Comitê Municipal do PCdoB em Uberlândia-MG.