Irã e Grupo 5+1 iniciam conversações sobre programa nuclear persa

Acontecem nesta terça-feira (15) as conversações entre a República Islâmica do Irã e o Grupo 5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia, China, como membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, mais a Alemanha), em Genebra, Suíça. O chanceler suíço, Didier Burkhalter, mostrou-se otimista, assim como a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, sobre as negociações relativas ao programa nuclear iraniano.

Grupo 5+1 e Irã - AFP

Burkhalter, referindo-se ao encontro com seu homólogo iraniano, Mohamad Javad Zarif, no âmbito dos debates gerais inaugurais da 68ª Assembleia Geral das Nações Unidas, recordou que foram notados desenvolvimentos positivos nas relações entre Teerã com outros países. O chefe da diplomacia suíça voltará a reunir-se com Zarif nesta quarta-feira (16), em Genebra.

Além disso, o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) citou a chancelaria alemã para expressar o otimismo do governo sobre o êxito das conversações nucleares sobre o programa do Irã.

É a primeira prova prática de mensagens positivas trocadas entre as partes negociadoras durante as últimas semanas. Por isso, pode-se esperar uma mudança de tom e atitudes práticas, de acordo com o diário alemão.

Já a alta-representante da União Europeia para Política Externa e Segurança Comum, Catherine Ashton, também se declarou otimista com o progresso da diplomacia entre o G5+1 e o Irã: “Espero que tenhamos aqui dois dias muito produtivos, uma oportunidade para explorar tanto as propostas que pusemos sobre a mesa, mas também as ideias que vêm do Irã”.

Catherine lidera a delegação do grupo nos diálogos com o Irã, e assegurou que foi à Suíça “com um grande sentido de determinação” para abordar os detalhes necessários durante as conversações sobre o programa nuclear iraniano.

Segundo o diário alemão, FAZ, o primeiro objetivo da nova rodada de diálogos é a construção de medidas de confiança bilateral, uma vez que o Ocidente alega a possibilidade de o programa nuclear persa ter fins bélicos, enquanto o governo iraniano continua reiterando seu propósito civil e pacífico, como o médico e o energético.

Apesar das duras sanções impostas há décadas pelos Estados Unidos, e pela União Europeia e pela Organização das Nações Unidas desde 2006, o governo iraniano mantém o compromisso com as negociações e com a demonstração da sua intenção não bélica para o programa nuclear, através de visitas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) às suas instalações nucleares.

Além disso, como signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP), o Irã reafirma o seu direito a um programa nuclear civil, também garantido por seu status de membro da AIEA.

Com informações da HispanTV,
Da redação do Vermelho